O site de pesquisa e análise de tendências WGSN fez um compilado de quais tendências estão norteando as vontades das japonesas, conhecidas consumidoras vorazes. Como sempre, as ideias e as imagens são instigantes e divertidas.
MORI GIRL
A Mori Girl (garota da floresta) surgiu de uma maneira orgânica, quando usuários do Mixi (o site líder nas redes sociais no Japão) começaram a descrever um novo estilo como “florestal”. O movimento foi crescendo e blogs, páginas do Tumblr e do Facebook exaltaram o tal look Mori, que explodiu em popularidade. O estilo consiste em vestidos longos e do tipo avental, blusas vintage, estampas ingênuas e cores neutras em tons terrosos. Detalhes naturais, como botões de madeira, chapéus de pele e xales de crochê dão o toque final. A maquiagem é mínima e natural – um toque rosado dá um brilho inocente, e os cabelos são longos e despreocupados.
As revistas de moda incorporaram o movimento rapidamente e editoriais exóticos com modelos, como Yu Aoi, ao estilo natural-terroso começaram a surgir. Em sua edição de março de 2010, a revista “Spoon” fez um editorial todo dedicado as Mori Girls.
YAMA GIRL
Durante o verão de 2010 houve uma espécie de êxodo da floresta para as montanhas, e durante a estação trupes de pessoas se aventuraram pelas colinas. Notou-se especialmente que as mulheres estavam se interessando mais pelas atividades ao ar livre. “As visitas ao Monte Fuji durante a temporada de escalada de 2010 foram as maiores desde que o governo começou a manter estatísticas, em 2005, e a Alpine Tour Service informou que o número de mulheres que reservaram excursões de caminhadas foi seis vezes maior que no ano anterior”, relatou o Japan Today.
©8tokyo.com e blog.yamatointr.co.jp
Marcas de esporte e camping foram rápidas em captar a tendência durante o verão e produziram linhas exclusivas para o Japão, para atender esse novo mercado. A marca The North Face aumentou seu espaço dedicado aos produtos exclusivamente femininos, com o intuito de criar uma atmosfera mais confortável para suas consumidoras.
Uma leva de revistas dedicadas exclusivamente ao tema surgiram, como “Randonée” e “Of Girl”. Essas revistas mostram como usar o estilo Yama Girl (em português, garota da montanha), e também sugerem os melhores locais de atividades ao ar livre para visitar.
“Minha vida realmente mudou, tornando-se familiarizada com o exterior… Mantendo o respeito pela natureza eu quero ajudar as mulheres que ainda não estão habituadas com isso, para experimentar as maravilhas da natureza”, disse Yuri Yosumi na revista “Metropolis”. Nanamica, Aigle, The North Face, White Mountaineering, Lowe Alpine, Marmot, Merrel and Keen são as marcas associadas ao movimento.
As Yama Girls gostam de agasalhos coloridos, coletes acolchoados, saias de camping, calças listradas e mochilas esportivas e resistentes. É provável que essa tendência evolua à medida que as pessoas redescubram os prazeres das atividades ao ar livre.
OJI GIRL
Com o fim do verão 2010, os meios de comunicação estavam ansiosos para encontrar uma nova tendência que impulsionasse as vendas. A revista de marketing “Nikkei” cunhou então o termo Oji Girl (garota vovô) para descrever garotas que se vestem de um jeito parecido com o de seus avôs.
Cardigans compridos, jaquetas de tweed, calças de modelagens soltas, gravatas borboletas, suspensórios e sapatos de amarrar e pontudos caracterizam o guarda-roupa da garota Oji.
Muitas lojas online estão adicionando o prefixo “Oji” em seus itens, como calças-oji e sapatos-oji, na esperança de atrair clientes.
Este olhar está ligado a um interesse em atividades caseiras, como jardinagem, culinária e costura, e embora seja comercial e acessível, resta saber se essa onda vai pegar da mesma forma como Mori e Yama.