FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Índios da tribo Yawanawá falam sobre sua apresentação no desfile da Cavalera
    Índios Yawanawá com Reynaldo Gianecchini e Alberto Hiar no backstage da Cavalera ©Reprodução/Instagram
    Índios da tribo Yawanawá falam sobre sua apresentação no desfile da Cavalera
    POR Redação
    Índios Yawanawá com Reynaldo Gianecchini e Alberto Hiar no backstage da Cavalera ©Reprodução/Instagram

    Índios Yawanawá com Reynaldo Gianecchini e Alberto Hiar no backstage da Cavalera ©Reprodução/Instagram

    Oito horas de barco, sete de carro e outras cinco de avião. Esse tempo – quase o suficiente para uma pessoa cruzar o mundo em uma viagem de avião – foi gasto pelo grupo de 20 índios da tribo Yawanawá para atravessar o país e vir do interior do Acre até São Paulo, a convite da Cavalera. Eles se apresentam durante o desfile de Verão 2016 da marca, que acontece nesta segunda-feira (13.04), como o FFW já adiantou aqui.

    + Acompanhe o line-up do SPFW Verão 2016

    Tão grande quanto a distância geográfica que separa os índios da maior metrópole do Brasil é a diferença cultural que os afasta do chamado “homem branco”. E é justamente a busca pela aproximação desses dois universos que motivou o grupo a viajar tanto tempo – alguns deles saíram da floresta pela primeira vez – para essa apresentação, que promete emocionar.

    Antes do desfile, eles se pintaram e se enfeitaram, como nos grandes dias de festa na tribo, e ensaiaram cânticos e danças. “Queremos trazer a energia da floresta para São Paulo”, disse o pajé Matsinim no backstage do desfile. “Queremos mostrar que ainda existe uma grande esperança de um mundo melhor. A gente vê as pessoas e tantas coisas acontecendo… Parece que elas estão presas, sabe? Como numa loucura. E a gente quer, através dos nossos cantos e pinturas corporais, transmitir essa energia que não vem só de nós, mas que nos acompanha desde nossos ancestrais.”

    Para a índia Kenewama, filha da cacique da tribo, o que se propõe entre as duas culturas é uma troca. “Queremos que vocês vejam que a gente existe, mas também queremos oferecer nossa cultura e espiritualidade, especialmente para São Paulo, que está vivendo uma grande crise com a seca”, disse ela, em um bonito gesto de solidariedade. Certamente, esta será mais uma apresentação da Cavalera para entrar na memória.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!