ffwmag-gisele-bundchen-especial-spfw
Nº39 • 2014

We've Got The Power

FFWMAG Especial São Paulo Fashion Week

O MELHOR ESTÁ POR VIR

Fosse outra época, quando o mundo permanecia o mesmo por longos períodos, quase nada mudaria em 20 anos. Mas, desde que viramos de século, vivemos realidade diferente, e o mundo, hoje, muda a cada incríveis 18 meses. Assustador, não? Pois preste atenção ao que diz o futurólogo americano Ray Kurzweil: “No século 21 não teremos cem anos de progresso, mas, sim, 20 mil.” Ou seja, vivemos uma época em que absolutamente tudo ao nosso redor se transforma numa piscada de olhos.

Foi nesse ambiente complexo, de mudanças ocorrendo em velocidade supersônica, que o São Paulo Fashion Week nasceu, cresceu, tornou-se a maior semana de desfiles da América Latina e, em 2015, completa 20 anos de existência. Vinte anos que parecem 200! Vinte anos de profundas transformações sociais, culturais, políticas e comportamentais no Brasil e no mundo. Nesse período, como escreveu Erika Palomino na Folha de S.Paulo, “deixamos de ser vira-latas fashionistas e aprendemos (a elite também) a consumir com algum orgulho o que é criado pelos brasileiros”.

Viva nós, os doidos, que ousamos criar e organizar um “calendário oficial” para a moda brasileira e acreditamos nela, acreditamos em sua força criativa!

As comemorações dos 20 anos do SPFW começaram nesta edição. Nas próximas duas (39ª, Verão 2016, e 40ª, Inverno 2016) seguiremos celebrando o legado de construção e transformação provocado pela semana que continua se renovando para acompanhar de perto as mudanças e se manter jovem, vibrante, relevante, sintonizada com o tempo agora. Tempo de festejar conquistas, corrigir coordenadas e avançar ao futuro.

Nesta FFWMAG, apresentamos o que de melhor aconteceu na 38ª edição do SPFW, Inverno 2015 – a edição que inicia o fim de um tempo e o começo de outro, ainda mais desafiador e, por isso mesmo, muito mais excitante. Se existe algo que me anima e me move é o desafio. E foi desafiante montar esta edição de FFWMAG a partir de um evento que gera milhares de imagens e centenas de assuntos que merecem registro. Quais os desfiles mais vistos pela audiência do FFW.com.br? Quais as modelos que mais desfilaram? Quais os acessórios mais bacanas? Quais as inspirações por trás de cada coleção? Para saber, conversamos com os designers.

Para chegar ao the best of da 38ª edição do SPFW, tivemos que rever tudo, imagem por imagem, além de fazer novas conexões, buscar ângulos inusitados (ou ainda não vistos), pensar em outros significados para o que já foi amplamente divulgado e mostrado. Mas não só isso. Pela primeira vez, temos na capa da FFWMAG a top número um do mundo, Gisele Bündchen, fotografada no camarim da Colcci minutos antes de ela entrar na passarela. A modelo estreou no SPFW e, em 2015, também comemora 20 anos de carreira.

Além desta histórica capa com Gisele, convocamos o fotógrafo Eudes de Santana para registrar imagens exclusivas do backstage dos desfiles, e essas imagens você só vê aqui, e trazemos entrevistas com os estilistas Ronaldo Fraga e Alberto Hiar e com o professor de moda João Braga.

Os primeiros 20 anos de SPFW estão se encerrando. Outros 20 virão. E tenho certeza de que o melhor está por vir.

Paulo Borges
Publisher


Relacionados