FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Zara 50 anos: a história da empresa que revolucionou o varejo de moda

    Fundada na Espanha, em 1975, a empresa apostou na democratização das tendências de moda aliada a logistíca rápida de produção e distribuição.

    Zara 50 anos: a história da empresa que revolucionou o varejo de moda

    Fundada na Espanha, em 1975, a empresa apostou na democratização das tendências de moda aliada a logistíca rápida de produção e distribuição.

    POR Redação

    Em 9 de maio de 1975, uma pequena loja inaugurada na Rua Juan Flórez, em Coruña, no noroeste da Espanha, dava início a uma das maiores revoluções da história do varejo de moda. Criada por Amancio Ortega, a Zara – que nasceu Zorba – chegou ao mercado com a ideia de com a missão de aproximar as pessoas da moda através de coleções que traduzissem rapidamente as tendências das passarelas a preços acessíveis.

    Antes da Zara, Ortega já havia acumulado mais de uma década de experiência no setor têxtil com a Confecciones GOA, empresa que fundou em 1963. Mas foi com a nova empresa que ele encontrou a fórmula para unir design, velocidade e desejo de consumo. A Zara começou com peças femininas acessíveis, fabricadas localmente, mas com inspiração nas grandes tendências internacionais.

    uma das primeiras lojas da zara, na espanha

    O nascimento de uma filosofia

    Desde o início, a Zara desafiou as regras do varejo tradicional. Em vez de ditar tendências, passou a ouvir os consumidores — uma filosofia centrada no cliente que moldou toda a estrutura do negócio. O modelo baseado em dados em tempo real e feedback direto das lojas ajudou a empresa a ajustar coleções em ritmo acelerado. Hoje, mais de 300 designers e especialistas em produto traduzem essas informações em coleções que se renovam constantemente. Em termos de comunicação e campanhas publicitárias, a estratégia da Zara passa por usar as mesmas linguagens – e profissionais – das grandes marcas de luxo.

    Crescimento global e inovação

    A loja de Coruña foi o ponto de partida de uma expansão ousada. Ainda nos anos 1980, a Zara cruzava fronteiras, chegando a Portugal, Estados Unidos e França. Nas décadas seguintes, abriu lojas nos cinco continentes e consolidou sua presença em mercados estratégicos como Brasil, Japão, Reino Unido e Emirados Árabes. Em 2025, a marca está presente em 98 mercados físicos, mais de 3 mil lojas físicas e 214 mercados digitais.

    Ao mesmo tempo em que expandia seu alcance, a Zara inovava nos bastidores. Da logística ao e-commerce, passando pelas experiências em loja, a empresa adotou uma abordagem integrada. Hoje, suas lojas são reconhecidas por uma arquitetura única, que valoriza tanto o patrimônio histórico local quanto a tecnologia de ponta.

    loja da zara no shopping patio higienopolis, em São Paulo

    A celebração dos 50 anos

    Para marcar os 50 anos da marca, a Zara escolheu retornar às origens. A loja inaugural na Rua Juan Flórez foi transformada temporariamente em um espaço imersivo que homenageia sua trajetória — com uma curadoria de peças em edição limitada, objetos especiais e uma instalação que mistura arte, moda e memória. Estantes exibem revistas de moda publicadas desde 1975, enquanto um café e lounge boutique acolhem visitantes de todas as partes do mundo.

    Entre os destaques das comemorações está o filme “50 Years 50 Icons”, dirigido pelo lendário fotógrafo Steven Meisel, com direção criativa de Marta Ortega Pérez, presidente não-executiva da Inditex. Nele, 50 das maiores modelos do mundo, de Cindy Crawford a Paloma Elsesser, de Naomi Campbell a Twiggy, interpretam o clássico “I Feel Love”, de Donna Summer. A produção audiovisual é uma ode à criatividade e ao espírito atemporal da marca.

    Zara: passado, presente e futuro

    O que começou como uma loja de bairro transformou-se em um fenômeno global. Mais do que vender roupas, a Zara moldou um novo modelo de consumo, em que velocidade, desejo e escuta ativa se combinam em um ciclo constante de renovação. Diante dos desafios relativos a uma cadeia de produção e consumo mais sustentáveis, a Zara lançou o projeto Pre-Owned, que oferece serviços de reparação, venda entre clientes e doação de peças de roupa usadas, com o objetivo de poder prolongar a sua vida útil. Atualmente, este serviço está disponível em quase todos os países da Europa mas com o compromisso de implantação em todos os mercados estratégicos para 2025, ano em que a empresa completa 5 décadas.

    campanha dos 50 anos com 50 modelos icônicas
    Não deixe de ver
    Victoria Beckham anuncia ampliação da linha de maquiagem com nova base
    Lollapalooza Brasil confirma Sabrina Carpenter, Lorde, Chapell Roan. Confira o line up completo
    Misci revisita Tieta em campanha com Seu Jorge e Lais Ribeiro
    Misturando referências cinematográficas e moda, Alaïa lança campanha de outono 2025
    Miley Cyrus fotografada nua para a Maison Margiela
    Miley Cyrus aparece nua e com corpo pintado na campanha da Maison Margiela
    Klaus Mitteldorf lança novo livro ‘MMXXV’ para celebrar 50 anos de fotografia
    Zoe Kravitz e Bad Bunny brilham em looks Saint Laurent na estreia de ‘Caught Stealing’
    Maison Margiela anuncia projeto ‘Line 2’ que entrelaça a grife com o universo das artes
    Pedido de milhões: Noivado de Taylor Swift teria contado com decoração caríssima e anel luxuoso
    Travis Kelce anuncia parceria com a American Eagle como diretor criativo de coleção