O “WWD”, fonte certa para a maioria dos fashionistas, completa seu primeiro centenário em 2010. Para comemorar, lançou o livro “WWD: 100 Years, 100 Designers”, vendido online por US$ 65. Nele, há uma compilação de ilustrações, capas, fotografias e artigos retirados dos cobiçados arquivos da publicação, além da seleção de 100 criadores que impactaram a moda.
O “Women’s Wear Daily” foi fundado por Edmund Fairchild, da Fairchild Publications, em julho de 1910, como contraparte ao “Daily News Record”, jornal da mesma editora voltado ao menswear.
Mas foi só 1960, com a ascensão de John Fairchild ao cargo de chefia da editora, que o “WWD” começou a ter verdadeiro respeito dentro da indústria – até então, seus repórteres eram deixados na última fileira dos desfiles de alta-costura.
Durante aquela década, Fairchild mudou o foco do jornal para a cena social à volta de estilistas e seus clientes, ajudando a estabelecer o que Cathy Horyn chamou do “culto à celebridade” dos estilistas que existe até hoje. Que venham outros 100!
+ wwd.com