FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    País do futuro: Brasil já é a vontade mestre do próximo verão
    País do futuro: Brasil já é a vontade mestre do próximo verão
    POR Redação

    british-colony-e-melk-zdaBritish Colony e Melk Z-Da verão 2011 ©Agência Fotosite

    Um verão que não deixou (muitas) lembranças. É assim que ficou (ou não ficou) na memória a temporada de moda nacional que terminou no último dia 14/06. Fashion Rio e SPFW passaram sem muitas surpresas – nenhuma proporção verdadeiramente nova, nenhuma modelagem realmente diferente. O foco no produto – talvez pressão do lado comercial frente à economia aquecida – reduziu o espaço do conceito, da ousadia ou mesmo das experimentações.

    As tendências foram muitas: entre as principais, o domínio dos tons caramelizados e pastel, as cores e estampas da natureza (viva os florais tropicalistas!), as rendas e materiais vazados, as transparências e texturas, os plastificados. Diversas miudezas de estilo que não valem ser esmiuçadas agora. Afinal, o mercado ainda está colocando em prática as tendências do inverno 2010, que foram desfiladas em janeiro.

    maria-bonitaMaria Bonita verão 2011 ©Agência Fotosite

    Agora vale olhar para um quadro um pouco maior. Olhar mais para a causa do que para as conseqüências. Para as inspirações e rumos que irão nortear a estação mais quente do ano.

    Entre as principais propostas desta temporada existe um ponto em comum e muito forte: o próprio Brasil. Pode até não ser a tendência mais importante, nem a mais relevante (comercialmente), mas é, sem dúvidas, a mais interessante.

    Muito além do surto patriótico que acomete a nação em tempos de Copa do Mundo, o Brasil surgiu como inspiração para alguns dos mais importantes desfiles da temporada – e o melhor de tudo, bem longe dos clichês.

    Durante o Fashion Rio, o primeiro a dar sinal desse movimento nacionalista foi o pernambucano Melk Z-Da. Transformou em vestes-armaduras futuristas objetos do cotidiano, sempre de olho em danças típicas do Nordeste brasileiro. Maxime Perelmuter também conjugou seu carioquês na British Colony de maneira que uniu o conceitual com o comercial, o nacional com o internacional, tudo de forma extraordinária.

    joao-pimenta-e-amapoJoão Pimenta e Amapô verão 2011 ©Agência Fotosite

    Nacional com cara de internacional é algo que Danielle Jensen, na Maria Bonita, sempre soube fazer muito bem. Desta vez foram casas nordestinas que serviram como ponto de partida não só para a cartela de cores barrenta, mas também para os materiais, formas, desenhos e a essência de sua aclamada coleção.

    João Pimenta falou da chegada da família Real portuguesa ao Brasil. Misturou surfe, erotismo, contou o passado pelo presente. A Amapô, numa de suas melhores coleções, também transformou o ontem no amanhã, revirando o tradicional de modo a deixá-lo super contemporâneo. O Maracatú e outras danças regionais servem de base para a moda colorida da grife, que quer entrar no verão repleta de recortes e cheia de energia.

    alexandre-herchcovitchAlexandre Herchcovitch verão 2011 ©Agência Fotosite

    O Brasil surge em parte como resposta, em parte como complemento, de uma outra forte tendência: a extrema simplicidade de construção e formas. Texturas, tecidos e principalmente as cores são protagonistas deste conto de verão 2011. Alexandre Herchcovitch, numa das melhores coleções da temporada, colocou toda a sua construção trabalhadíssima em função das cores que comandam seu verão. Expressionismo na passarela = plateia impressionada.

    reinaldo-e-neonLook de Reinaldo Lourenço entre Neon verão 2011 ©Agência Fotosite

    A Neon se concentrou no neoprene para uma de suas coleções mais bem resolvidas. Apresentação incrível, final emocionante, Dudu Bertholini e Rita Comparato limpam os excessos e se focam na criação de roupas de verdade. E Reinaldo Lourenço usa o design e as cores dos carros tunados para falar do tempo, ou da falta dele, numa coleção que girava em torno da velocidade. Formas puras, com perfume 1960s, dão o tom na coleção limpa e afiada, que mostra que não é nada simples falar de simplicidade.

    + Central de links para todos os desfiles do Verão 2011.

    Não deixe de ver
    Em nova campanha da Louis Vuitton, Ana de Armas brilha com joia de esmeralda brasileira
    Burberry lança campanha estrelada para festivais com foco em música, moda e herança britânica
    Rock e boho: Kate Moss e Bobbie Gillespie se unem em nova coleção-cápsula da Zara
    Direto das passarelas, Saint Laurent lança campanha de coleção masculina de outono 2025
    7 marcas internacionais para ficar atento no Dia Mundial do Meio Ambiente
    Viola Davis e Dendezeiro: “Trocamos ideias sobre juventude preta, moda e política”
    Protótipo original da famosa bolsa Birkin, da Hermès, será leiloado pela Sotheby’s
    Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 personalidades que abraçam a moda consciente
    O dia em que zuzu angel foi homenageada por Ronaldo Fraga e levou emoção à SPFW
    7 marcas de moda que levam sustentabilidade à sério