O nome Louis Vuitton sempre desperta imagens de elegância atemporal. Seja por modelos icônicos, como a bolsa Neverfull, pelas colaborações com artistas ou pelos lendários baús de viagem, que marcaram a era dourada das viagens de navio. Agora, a maison francesa ganha mais um capítulo de destaque em sua história, com o lançamento de “From Louis to Vuitton”. O mais novo livro de arte da editora Assouline, que mergulha no universo criativo e cultural da marca.
Sobre o livro
Com 406 páginas de puro luxo visual, o livro escrito pelo jornalista franco-suíço Arthur Dreyfus transporta o leitor a uma jornada pelas origens de Louis Vuitton, desde sua juventude no interior da França, até sua chegada triunfal a Paris, onde aprendeu a arte de fabricar baús. Assim, a narrativa mostra como o jovem artesão rapidamente conquistou clientes influentes. E claro, revolucionado o design de malas com o icônico formato de topo plano, um símbolo de praticidade e sofisticação.
Ao longo das páginas, Dreyfus destaca os marcos da expansão da marca. Desde a primeira oficina em Asnières às criações de moda masculina e feminina, relógios, fragrâncias e colaborações artísticas, que definiram o DNA contemporâneo. Além disso, o autor ressalta o papel visionário dos diretores criativos, que mantêm vivo o espírito inovador da maison, mas sem abrir mão de sua tradição artesanal.

De forma envolvente, o livro também explora a relação da marca com os meios de transporte. Além de abordar o espírito de viagem, um dos elementos centrais na trajetória da Louis Vuitton. E, para os apaixonados por esportes, há um destaque especial para as parcerias da maison com a Fórmula 1 e o Real Madrid, por exemplo. Reforçando sua conexão com o dinamismo e o luxo do mundo esportivo.
Segundo o WWD, como toda publicação da coleção The Legends, o volume chega em um estojo elegante. E propositalmente mais fino que o livro, transmitindo a energia e a ousadia da obra. Por fim, a Assouline recomenda cuidar do exemplar com o mesmo carinho dedicado a uma bolsa Louis Vuitton. Protegendo da luz solar, limpando regularmente e, claro, folheando-o com frequência.