Nesta quinta-feira, dia 23, a Nike revela uma nova linha de produtos desenvolvidos por sua equipe interna de design, com a colaboração de atletas patrocinados. Essas inovações visam estabelecer as bases para a próxima geração de vestuário e calçados esportivos.
O destaque inicial é o Casaco Therma-FIT Air Milano, uma peça técnica que fará sua estreia na equipe dos Estados Unidos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão-Cortina. O casaco apresentará um sistema personalizado de bomba ACG, uma marcação em twill metálico e um forro interior que ilustra o Garden of the Gods, local que abriga a equipe em Colorado Springs, Colorado.
Entre as características adicionais estão alças para os polegares na parte interna da barra inferior e um zíper magnético, projetado para facilitar o fechamento do casaco por atletas paralímpicos. Os atletas usarão esta peça como parte do traje oficial durante a cerimônia de premiação.
A peça de “vestuário adaptativo” utiliza a tecnologia Air proprietária da Nike para proporcionar aquecimento e controle térmico personalizado aos atletas. O design permite ao usuário regular sua temperatura inflando ou desinflando o ar contido nas câmaras do casaco. Oferecendo calor que varia entre um moletom leve e um casaco puff mid-weight. O produto foi submetido a mais de 380 horas de testes de uso e é confeccionado com um material laminado composto de duas camadas, que combina suavidade e durabilidade.
Embora manter-se aquecido seja o objetivo dos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno, a Nike também está investindo em aprimorar suas tecnologias de resfriamento com o Aero-Fit. O novo tecido desenvolvido oferece o dobro de ventilação em comparação com produtos anteriores. Assim, permitindo que os atletas desempenhem melhor e por mais tempo, mesmo sob condições extremas.

Mais produtos
Além do Air Milano, a Nike também apresentará o projeto Nike Mind, descrito como o “primeiro calçado baseado em neurociência que ajuda os atletas a se sentirem calmos, focados e presentes”.
Essa proposta resulta em dois novos modelos de tênis: Mind 001 e Mind 002. Esses calçados exploram a conexão mente-corpo ativando receptores sensoriais nos pés. Ademais, cada par possui 22 nós de espuma independentes que são unidos a um material flexível e resistente à água. Permitindo que funcionem como pistões e gimbais à medida que os atletas se movem.
Ver essa foto no Instagram
Os tênis são os primeiros produtos desenvolvidos pelo Departamento de Ciência da Mente da Nike. Composto por neurocientistas que estudam o sistema nervoso, a atividade cerebral e a cognição dos atletas em movimento. Visando aprimorar sua preparação, treinamento, competição e recuperação.
Aliás, o modelo Mind 001 é um mule fácil de colocar e tirar. Enquanto o Mind 002 proporciona maior ancoragem ao pé para aumentar a sensação e o suporte.