A nova campanha de moda da Alaïa, sob a direção criativa de Pieter Mulier, destaca-se por sua abordagem cinematográfica. O projeto inclui um vídeo que homenageia uma seleção de filmes icônicos, como “O Piano” de Jane Campion, “Os Idiotas” de Lars von Trier, “O Morro dos Ventos Uivantes” de William Wyler e “Barry Lyndon” de Stanley Kubrick.
De acordo com a maison, a campanha para a temporada de verão-outono foi “intencionalmente concebida como um filme”, enfatizando a ideia de movimento, um elemento fundamental na essência da Alaïa.
As imagens da campanha são do fotógrafo Tyrone Lebon, conhecido por suas colaborações anteriores com Mulier, enquanto a direção dos vídeos ficou a cargo de Frank Lebon. Este pode ser um marco para a marca, sendo a primeira vez que uma campanha é ao ar livre.
Os cenários escolhidos foram na costa norte da França, entre Cap Blanc-Nez e Cap Gris-Nez. Proporcionando um ambiente natural e evocativo para as filmagens, segundo o WWD.

Essência autêntica
As modelos Loli Bahia e Nastassia Legrand são as protagonistas da campanha. Representando simultaneamente personagens de um filme ou romance e a essência da mulher Alaïa: pura, poderosa, autêntica e, em alguns momentos, até selvagem.
Um dos destaques da coleção de verão-outono são os “donuts” de tecidos que emolduram rostos e adornam ombros ou quadris. Na campanha, os capuzes usados remetem a retratos flamengos e também às aberturas típicas dos barcos. Mulier também se inspirou em figuras literárias como as obras de Jane Austen, Virginia Woolf, George Eliot, Emily Dickinson e as irmãs Brontë.
Ver essa foto no Instagram
Toda a campanha foi filmada em preto e branco, uma escolha que visa obscurecer “qualquer noção fixa de tempo e espaço”, conforme declarado pela Alaïa.