Os Prêmios de Moda da América Latina anunciaram a estilista Donatella Versace como a nova presidente do júri para sua segunda edição, marcada para acontecer entre os dias 6 e 9 de novembro. A designer italiana sucede Haider Ackermann, que liderou o júri na primeira edição do evento.
Versace se unirá à iniciativa dos Prêmios de Moda da América Latina com o objetivo de reconhecer e promover os designers. Assim como artistas e inovadores culturais mais visionários de toda a região e sua diáspora global.
“Sempre defendi a nova geração de talentos no design. Nunca foi tão importante apoiar e encorajar nossa comunidade criativa global, e é uma honra ser a presidente dos Prêmios de Moda da América Latina”, declarou Versace, segundo o WWD.
Ela presidirá um júri que inclui personalidades influentes como Nina Garcia, editora-chefe da Elle EUA; Anna Dello Russo, jornalista e editora de moda italiana; Carmen Busquets, empreendedora e filantropa; Imran Amed, fundador e CEO do Business of Fashion; Steven Kolb, presidente e CEO do CFDA; Carlo Capasa, presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana; Kean Etro, ex-diretor criativo da Etro; Sara Sozzani Maino, diretora criativa da Fondazione Sozzani e Vivian Sotocorno, diretora de moda da Vogue Brasil.
Além de Gabriela Hearst, designer de sua própria marca; Zelika Garcia, fundadora e diretora da Zsonamaco, a principal feira de arte e design da América Latina; Karla Martinez de Salas, responsável pelo conteúdo editorial da Vogue México e América Latina; Alessia Glaviano, chefe global de foto da Vogue; Oskar Metsavaht, fundador e diretor da Osklen e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Sustentabilidade; assim como Carlos Nazario, diretor de estilo sênior da Harper’s Bazaar.
Potência visionária
Donatella Versace tem sido uma força visionária por trás da casa Versace desde 1997 até 2025. Em março deste ano, ela assumiu o cargo de embaixadora chefe da marca.
Seu trabalho ininterrupto sempre buscou desafiar limites e promover a inclusão. Ao longo de sua carreira, Versace colaborou com supermodelos, músicos, artistas e ativistas.
Os prêmios, fundados por Constanza Cavalli Etro e Silvia Arguello, rapidamente se tornaram uma plataforma global para criativos latino-americanos. Entretanto, os vencedores serão revelados durante a celebração de quatro dias em novembro na República Dominicana.
Além do reconhecimento proporcionado pelos prêmios, todos os laureados terão a oportunidade de participar de um programa dedicado ao crescimento. Este acontecerá durante a Semana de Moda de Milão em setembro de 2026. Ademais, o tema desta edição é “Hot by Heritage”, que presta homenagem à riqueza, resiliência e força da cultura latino-americana.