O Copacabana Palace revelou o tema do Baile do Copa 2026! E dessa vez, a edição do próximo ano mergulhará na “Brasilidade” com o conceito “.Br”, uma homenagem contemporânea à identidade múltipla do país. A celebração, marcada para 14 de fevereiro, promete transformar os salões do hotel em uma verdadeira viagem pelo Brasil, combinando arte, memória, e gastronomia em uma noite que reafirma o luxo cultural clássico do evento.
Sob a direção criativa de Gustavo Barchilon, que assina o baile pelo quarto ano consecutivo, o evento buscará representar a complexidade do Brasil de forma sofisticada e longe dos estereótipos. A visão do diretor parte da ideia de revelar elementos que realmente traduzem o país. Fazendo com que a potência visual, emocional e gastronômica sejam ainda mais valorizados. Além disso, o conceito estabelece um diálogo direto com o novo prédio anexo do Copacabana Palace, que ampliará a experiência do icônico hotel.
Mais detalhes
Para dar vida ao tema, os salões ganharão ambientações que destacam diferentes pilares da cultura brasileira. A decoração, assinada por Daniel Cruz, criará uma atmosfera sensorial que convida a explorar contrastes, camadas e histórias. Como por exemplo, um dos espaços irá abordar a crise ambiental, contrapondo a biodiversidade exuberante do Brasil com a ameaça de extinção de espécies. Ali, estampas de animais serão refletidas por paredes espelhadas, estimulando consciência e reflexão.
Ver essa foto no Instagram
Outro ambiente do Baile do Copa 2026 celebrará os 130 anos do Teatro Amazonas! Reafirmando a riqueza cultural da região Norte e criando uma ponte com a tradição do Copacabana Palace. Já a força da herança indígena aparecerá em uma sala inspirada na obra “O Guarani”, que abriu o Teatro Amazonas. Apresentando elementos, rituais e a figura simbólica do “guardião”, conectando terra, ancestralidade e espiritualidade.
A música, por sua vez, ganhará em um espaço único, que valoriza a diversidade de ritmos brasileiros. Enquanto o lendário Golden Room destacará a fé nacional com amuletos e símbolos espirituais, que fazem parte do imaginário coletivo. Por fim, a varanda do hotel celebrará os sabores do país. Também reforçando sua identidade gastronômica com ingredientes icônicos, que evocam suavidade tropical e símbolos da intensidade brasileira.