FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Queda, ressecamento e afinamento: Como resolver os problemas capilares mais comuns?
    Veja como resolver alguns dos problemas capilares mais comuns segundo especialista – Freepik
    Queda, ressecamento e afinamento: Como resolver os problemas capilares mais comuns?
    POR Isabelly de Lima

    O cabelo é a marca registrada de muitas pessoas. Por isso, o cuidado com os fios é uma preocupação constante para elas, que buscam não só a beleza, mas também a saúde capilar.

    Dr. João Gabriel Nunes, médico tricologista fundador do Centro Médico Capilar, explica que além da calvície, outros problemas capilares muito comuns entre o público feminino são: afinamento dos fios, queda capilar, dermatite seborreica, ressecamento e perda de volume.

    “Cada um desses problemas capilares requer um cuidado especial e individualizado. O mais importante é primeiro entender as causas específicas de cada situação, e depois, adotar as soluções que vão restaurar a saúde capilar de uma forma gradual e mais eficaz”, ressalta Dr. João Gabriel.

    Entenda os sintomas e o melhor tratamento para cada um desses problemas capilares:

    Queda capilar

    Quando a queda capilar se torna excessiva (superior a 100 fios por dia) é um sinal de alerta para a saúde capilar ou do organismo de maneira geral. Nestes casos, além da queda, pode haver o afinamento dos fios, a alteração da linha do cabelo e mais problemas.

    O tricologista explica que a queda capilar nas mulheres pode se dar por diversos motivos: “Pode ser por alterações hormonais, causadas por gravidez, pós-parto, menopausa, e até mesmo distúrbios hormonais, como a síndrome do ovário policístico; pode ser por estresse e ansiedade; por deficiências nutricionais; pelo uso excessivo de produtos e tratamentos químicos; pela calvície feminina hereditária, mais conhecida como alopecia androgenética; e também pela alopecia areata, uma doença autoimune que causa a queda capilar em áreas do couro cabeludo”, cita.

    (A queda capilar também afeta diferentes tipos de pessoas; veja como melhorar tal aspecto – Freepik)

    Como existem diversas causas de queda capilar em mulheres, é fundamental procurar orientação médica para identificar o fator desencadeante e adotar o tratamento mais adequado. Além disso, dependendo da causa, os tratamentos possíveis são diversos. Há tratamentos tópicos com medicamentos e produtos específicos, suplementação nutricional, tratamentos a laser. Além disso, há procedimentos dermatológicos e mudanças no estilo de vida.

    Ressecamento dos fios

    “O ressecamento capilar é caracterizado por fios ásperos, opacos, com pouca maleabilidade e propensos à quebra e ao frizz. Geralmente, quem sofre com esse problema percebe que o cabelo embaraça com facilidade, fica armado e perde aquele brilho natural”, explica Dr. João.

    Segundo o especialista, o ressecamento dos fios pode ser causado por diversos fatores, como o uso frequente de ferramentas de calor (secador, chapinha, babyliss etc) e procedimentos químicos, como coloração e alisamentos. Também pode ser pela exposição excessiva ao sol e poluição e lavagem inadequada, com produtos mais agressivos, que retiram a oleosidade natural dos fios.

    (O ressecamento é um sintoma muito comum de um organismo que não está saudável – Freepik)

    Para tratar o ressecamento, o médico recomenda: “Invista em produtos hidratantes e nutritivos, ricos em óleos vegetais, manteigas e proteínas. Reduza o uso de fontes de calor, proteja os fios do sol e do vento com chapéus ou até mesmo produtos com filtro UV. Ademais, mantenha uma rotina regular de hidratação e reconstrução capilar, para devolver a umidade e a resistência ao cabelo”.

    Afinamento dos fios

    “Um cabelo fino é aquele sem volume, com um aspecto mais murcho. Há uma maior dificuldade em mantê-lo penteado por muito tempo, além de possuir a sensação de fragilidade e pouca densidade capilar”, explica o especialista. “O que pode causar a condição além de genética, é o desequilíbrio hormonal, especialmente durante a gravidez ou menopausa; deficiência de nutrientes como ferro e vitamina B; estresse e alterações no estilo de vida”, ensina.

    “Para resolver esse problema, aposte em produtos ricos em proteínas que vão ajudar no volume dos fios, tratamentos que estimulem o crescimento capilar, como tônicos e séruns, alimente-se de forma equilibrada, com foco nas vitaminas e minerais essenciais, e evite o uso excessivo de produtos pesados que podem achatar ainda mais o cabelo”, completa o especialista.

    Não deixe de ver
    Prada apresenta nova coleção de joias, com pedras raras e toque emocional
    Embaixadora da marca, Emma Corrin brilha com look da Miu Miu no Festival de Veneza 2025
    Estilo de nova-iorquino com pegada atual: Hailey Bieber lidera campanha de outono da DKNY
    A aniversariante mais fashion da semana! Confira os looks mais icônicos de Zendaya em red carpets
    Ela está de volta! Sydney Sweeney estrela nova campanha de outono da Jimmy Choo
    Com toque intimista e sofisticado, Sofia Coppola estreia documentário sobre Marc Jacobs
    Proenza Schouler anuncia Rachel Scott como nova diretora criativa da marca
    Chloë Grace Moretz e Kate Harrison se casam usando trajes elegantes da Louis Vuitton
    Post Malone entra oficialmente no mundo fashion com primeiro desfile da Austin Post
    Loewe Technology se une à joalheria Jacob & Co. e lança headphones com pedras preciosas