FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    O Hime Cut é corte de o cabelo cheio de história e hit no K-pop

    O "Corte Princesa" tem história milenar e diversas referências, de dinastias japonesas a animes e mangás.

    O corte do momento dos idols de K-pop – e que já vem conquistando adeptos no Ocidente  – ele é caracterizado por uma franja na altura das orelhas na frente e o resto do cabelo longo, como dois cortes em um. O Hime Cut, como é chamado esse corte de cabelo, já foi visto em diversos idols de Kpop, com Rosé do Blackpink e Momo, do grupo Twice, e também chamou atenção das irmãs Haim, que utilizaram o corte de cabelo no Grammy’s, com seus looks inteiramente Prada. Não coincidentemente, o Hime Cut também foi uma das escolhas de Raf Simons e Miuccia Prada para o desfile de Verão 2021 da marca. 

    Prada Spring Summer 2021 | Cortesia
    Verão 2021 da Prada  | Cortesia

    Já no TikTok, o novo antro do D.I.Y., a hashtag #HimeCut conta com mais de quatro milhões de visualizações divididos entre vídeos dos usuários reproduzindo o corte em casa. 

    O beauty artist Celso Kamura, em entrevista ao FFW, opina: “Pode ser novo pra essa nova geração, mas esse tipo de corte já foi uma febre e nunca saiu totalmente de cena”. “Eu enxergo duas vertentes de beleza pós pandemia. A naturalidade e o over. O over, não no sentido pejorativo e sim no sentido que tem pessoas que vão querer mudar a cara, mudar o look para dar um passo à frente desse período de confinamento”. De fato, as mudanças na beleza no último ano, seja na maquiagem ou no cabelo (quem não lembra das mechas loiras, popularizadas por Dua Lipa e Jennie do BLACKPINK), tem como grande plano de fundo a quarentena e a necessidade de “renovação”. 

    Mas, o que pode parecer uma simples tendência do momento é, na verdade, um corte repleto de história e referências, de dinastias japonesas a animes e idols. Hime em japonês significa princesa (apesar de Ojou-sama ser mais utilizado nesses casos), ou ainda, uma garota importante. É daí que surge a origem desse corte de cabelo, há mais de mil anos. 

    A origem desse corte de cabelo é no Japão, no período Heian (entre 794 a 1184). As mulheres da nobreza japonesa utilizavam o corte de cabelo ‘Hime’ e variações, como o Amasugi. Ao completar a idade adulta, as mulheres do período cortavam o cabelo próximo de suas orelhas, em uma cerimônia chamada binsugi, o que criava a estética do Hime Cut. 

    Mulher japonesa da era Heian, com corte Hime | Foto: Buro My
    Mulher japonesa da era Heian, com corte Hime | Arte: Buro My

    Se o Hime Cut é tão antigo, por que esse surto de popularidade atualmente? Existem alguns motivos para isso. Historicamente, como parte da cultura japonesa, o corte é reinterpretado e volta à tona com alguma frequência. A idol japonesa Megumi Asaoka popularizou fortemente o corte nos anos 70, que tem ensaiado um forte retorno na cultura pop globalmente. 

    Além disso, o Hime Cut também aparece muito nos animes e mangás, dentre eles, o mais recente é Kakegurui (2017), um anime sobre um colégio de jogos, em que a personagem principal, Yumeko Jabami, usa exatamente este corte – o anime foi distribuído internacionalmente pela Netflix, o que ajuda a explicar sua popularidade. Em uma associação mais distante, mas ainda válida, o Hime Cut também se assemelha ao mullet, outro corte de comprimento curto na frente e mais longo atrás.

    Kakegurui | Reprodução
    Kakegurui | Reprodução

    A lista de idols do K-pop que adotaram o corte de cabelo recentemente é extensa. Para citar algumas: Rosé, do BLACKPINK, Momo, do grupo TWICE e Seeun, do STAYC. 

    O fato é que estamos – finalmente – prestando mais atenção nas manifestações culturais dos países do Leste Asiático. Por isso, tendências que antes ficariam restritas a apreciadores de animes e K-pop furam a bolha e atingem a cultura popular por aqui também?

    O corte, um pouco ousado, promete aparecer cada vez mais, principalmente no entretenimento, mas, para Celso Kamura, não deve ser amplamente popular: “Acho que pega pra geração mais nova ligada em anime, Naruto e mangá, mas entre fashionistas e os clássicos, não pega não.”

    “A ideia de fazer um corte como o Hime é se divertir, é sair do lugar comum. Se você se cansar do Hime,  pode cortar um Chanel ou repicar bem as laterais para que o corte perca esse ‘degrau’ característico”.

    Não deixe de ver
    Luxo consciente! Marca de skincare Beau Domaine aposta em embalagens renovadas
    Marca esportiva inova ao lançar linha de toucas de natação para cabelos crespos, dreads e volumosos
    Casual e luxuoso! Dakota Johnson aposta em tênis chunky e bolsa Gucci maxi nas ruas de Nova York
    ‘Reborn Series: Iconic Stories’: Bvlgari aposta em série digital com ícones contemporâneos
    Oakley faz parceria e irá produzir viseiras espaciais para missão Artemis III ao polo sul lunar
    Nova fase na Marni: Meryll Rogge assume direção criativa da marca italiana
    Para a final masculina de Wimbledon, Lily Collins aposta em Calvin Klein; confira o look
    Ícone da nova geração, Wu Lei é o novo rosto da Burberry; saiba mais
    Soft Gloss Blonde! Schwarzkopf aposta em Lindsay Lohan para traduzir o luxo nos cabelos
    Esthera: bolsas para todas as horas do dia