FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Potencialidades> Penteados afro: a história e seus cruzamentos na moda
    foto reprodução tumblr
    Potencialidades> Penteados afro: a história e seus cruzamentos na moda
    POR Redação

    Por Jal Vieira

    Ao longo dos anos, temos passado por uma grande revolução capilar. O que antes se resumia a tratamentos químicos agressivos que nos ensinaram que nossos cabelos afro não eram bonitos tentando nos encaixar em padrões estéticos impostos socialmente, se transformou numa grande potencialização das nossas identidades e na percepção do quanto há de beleza em nossos cabelos naturais.

    Nos libertamos cada vez mais com nossos volumes, tranças e penteados que carregavam em si nossa história. Isso também passou a se refletir, por exemplo, nas passarelas e editoriais de moda, por meio do trabalho de profissionais pretes da área que passaram a exaltar e visibilizar cada vez mais suas raízes e ancestralidade.

    O que talvez algumas pessoas não saibam é a história que todos esses penteados carregam.

    reprodução de fotos históricas
    reprodução de fotos históricas

    Desde a Pré-história, nas pinturas em cavernas, os cabelos eram registrados como maneira de identificação entre as pessoas, revelando seu papel social em meio a elas por meio de cores, tipos e texturas. Já no Egito antigo, nos hieróglifos, a cabeça significava o céu, devido ao seu formato circular. E, até hoje, representa o lugar mais sagrado do corpo entre os povos e culturas ao redor do mundo.

    Há registros, por exemplo, de que as tranças nagô – um tipo de trança rasteira – são as mais antigas da história do continente africano. E no decorrer de todo esse percurso histórico, esses penteados também compunham inúmeros significados para identificação de grupos, religiões e posições na sociedade.

    Durante a escravidão no Brasil, os penteados serviam também como ferramenta de sobrevivência. Cada desenho formado por tranças, por exemplo, funcionava como um mapa que carregava em si rotas de fuga para os escravos.

    foto reprodução tumblr
    foto reprodução tumblr

    A importância do espaço da cabeça se transfere também às religiões. No candomblé, por exemplo, raspar a cabeça marca ritos de passagem e uma nova simbologia social dentro da religião. Aquele corpo, em si, é transformado, renascendo após a feitura do santo. A cabeça é o centro sagrado fundador e irradiador da iniciação onde se carrega o santo, pois este mora na cabeça. É a energia vital onde toda a força se concentra.

    A potência que os penteados e sua origem têm, ficam claros, também, nos desfiles cada vez mais impactantes de estilistas pretes. Na última edição da São Paulo Fashion Week, Isaac Silva, ao lado de Virgínia Grazia e Vanessa Alves, da Styllus V&V, trouxeram história e potencialização para a passarela por meio dos penteados que ajudavam a compor todo o styling da marca. Os cabelos eram um ornamento que simbolizavam a realeza de cada um daqueles modeles que passavam por ali. E essa força era sentida por cada pessoa presente na plateia.

    Desfile de Isaac Silva na SPFW |Foto: fotosite
    Carmelita e Wesley Baiano no desfile de Isaac Silva na SPFW |Foto: fotosite

     

    Desde os primórdios, os cabelos e penteados afro carregam em si simbologias e origens das quais descendemos. É um ledo engano achar que nossa história tem como ponto de partida a escravidão. Nosso povo tem a origem muito anterior a imposições hegemônicas. Ele nasce em reinos! E nosso cabelo, que também conta a nossa história, é nosso ornamento sagrado que nos faz lembrar todos os dias de que nós descendemos de reis e rainhas, e que, essa origem jamais poderá ser apagada.

    OS ARTIGOS DE COLUNISTAS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES E NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DESTE SITE.
    Não deixe de ver
    Valentino foge do óbvio e leva desfile da coleção Outono/Inverno 2026 para Roma
    Collab Campari X Class
    Collab Campari X Class lança anel de edição limitada unindo atemporalidade e estilo
    Disney’s Hollywood Studios apresenta exposição de figurinos da ‘The Eras Tour’, de Taylor Swift
    Jantar de Natal da Vivara
    Gisele Bündchen, Marina Ruy Barbosa e mais: Vivara reúne estrelas em jantar de Natal
    Rachel Sennott
    Rachel Sennott resgata look de 1991 da Dolce & Gabbana e ousa com lenço na cabeça
    Renner lança campanha de fim de ano estrelada por Taís Araujo e com música de Mart’nália
    FRGMTmini amplia universo e estreia no sleepwear com coleção para toda a família
    Alerta de retorno! Air Jordan 13 ‘True Red’ está de volta e reforça o legado de Michael Jordan
    Coleção OVO x WWE
    OVO x WWE: Drake une o estilo urbano ao legado do wrestling profissional
    Calendário do Advento: O que é o presente mais desejado de Natal que ganhou o mercado de beleza?