FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    CONHEÇA A PAREIA: MARCA QUE TEM A ESTAMPARIA E AS CORES COMO PONTO DE PARTIDA

    Fruto da parceria entre Cacau Francisco e Davi Sombra, o projeto ganha corpo e nova coleção – além de site próprio.

    CONHEÇA A PAREIA: MARCA QUE TEM A ESTAMPARIA E AS CORES COMO PONTO DE PARTIDA

    Fruto da parceria entre Cacau Francisco e Davi Sombra, o projeto ganha corpo e nova coleção – além de site próprio.

    POR Vinicius Alencar

    Quando o stylist e figurinista Cacau Francisco me mostrou pela primeira vez a marca que constrói a quatro mãos com Davi Sombra, perguntei: “se pronuncia pareia ou paréia?”. A resposta: “Pareia mesmo, em nordestino significa dupla”. O que já entrega muito de como a marca reflete e funciona.

    “Falar da Pareia é mais complexo, se considerarmos esse encontro que começou em 2007 quando, por uma dessas coincidências da vida, eu e Cacau fizemos a prova de vestibular na mesma sala, passamos para o mesmo curso e, desde então, nos encontramos e desencontramos até isso se transformar numa sociedade profissional. Gostamos de registrar o vestibular, porque é um marco importante para as transformações que vivemos pessoalmente, culturalmente, profissionalmente a partir dali e que de certa forma foram marcadas pela presença de um na vida do outro”, reflete Davi. 

     

    Após a vida acadêmica, a dupla se reencontrou trabalhando juntos em uma marca, ainda no Ceará: “esse foi um momento bem potente, porque ali percebemos que havia uma sintonia criativa que se complementava. Além disso, a proximidade foi mostrando que vínhamos de contextos familiares parecidos, com valores e posicionamentos sensíveis a ambos… o que acabou transformando esse contato em amizade, apoio e divergências ao longo desse tempo”.

    Profissionalmente, cada um seguiu seus caminhos desde a faculdade: Cacau trabalhou em empresas locais, participou e ganhou alguns concursos de moda até mudar para São Paulo, em 2014; enquanto Davi foi trabalhar em Fortaleza, fez intercâmbio, voltou e até deu aula na faculdade (UFC), onde anos antes se formaram.

    “A Pareia existia sob demanda, principalmente para atender a parceria com a Martins, que foi um espaço muito importante de experimentação para nossas criações, onde desenvolvemos com o Tom [nome por trás da Martins] uma linguagem de estamparia que misturava o desenho feito por mim, as edições do Cacau, e saiam as estampas da marca”, explica Davi.

     

    Mas tudo foi ressignificado em 2021, quando as características estampas foram parar em t-shirts e pôsteres, e assim surgiu a primeira coleção baseada no folclore brasileiro. Apesar da pouca presença online – a marca não tinha site próprio até mês passado (novembro) –, tudo se manteve no boca a boca e na parceria de quase três anos com a loja Gengibrão, Roro Rewind e outros pontos de venda físicos, como a Bala.Lab, em Fortaleza, e mais recente a Casa Boqueirão.

    “Como cada um de nós vai tocando a Pareia em paralelo às nossas outras vidas profissionais, ela vai acontecendo criativamente nesses encontros. Sentamos e discutimos sobre as vontades que observamos nas relações criativas que desenvolvemos nos nossos trabalhos. Às vezes, da pesquisa criativa para o desenvolvimento de um projeto de figurino surge uma ideia de estampa, ou mesmo um detalhe de amarrações da nossa camisa cisne, da pesquisa de cores e materiais para outros trabalhos surge algo que pode ser usado na Pareia, como se ela fosse esse lugar pessoal, criativo, sempre ligado no fundo das nossas mentes”, filosofa Davi.

    A evolução das cangas e t-shirts para a camisaria e shorts mostra que os exercícios permanecem, a cartela entrega essa predileção e relação íntima com as cores – em que as combinações não se limitam às óbvias ou usuais. A graça da Pareia está em uma dose de desprendimento, que não se leva à sério, apesar de manter um elaborado modus operandi em seu processo. Que venham mais lançamentos.

    Não deixe de ver
    Martha Medeiros revela nova coleção de verão 2026, intitulada ‘Bruma do Sertão’
    Catherine Zeta-Jones resgata o glamour gótico de Mortícia Addams em produções
    Como Yungblud transformou o punk britânico em assinatura pessoal
    Grupo Armani recebe multa de 4 milhões de dólares por greenwashing e práticas irregulares
    Relação poderosa: Os looks da Saint Laurent usados por Lindsay Lohan na turnê de ‘Freakier Friday’
    Havaianas e Zellerfeld lançam chinelo impresso em 3D na passarela da Copenhagen Fashion Week
    Visual gótico e moderno! Jenna Ortega aposta em look ‘diferentão’ com salto Louboutin
    Aldo revela nova coleção-cápsula limitada em parceria com artistas internacionais
    Passarela do dia a dia: Rihanna aposta em look ousado com bolsa da Valentino para jantar
    Oaxaca Slip-On: Adidas Originals e Willy Chavarria lançam tênis que une tradição e estilo