A Pantone anunciou na última quinta-feira, 4, a Cor de 2026. Cloud Dancer foi eleito como o tom de branco que marcará a moda, o design e as artes no próximo ano. Aliás, a marca se pronunciou e explicou a escolha da cor.
De acordo com a Pantone, trata-se de um “branco neutro elevado, cuja presença arejada atua como um sussurro de calma e paz em um mundo barulhento” e que simboliza tranquilidade e reflexão, evocando serenidade, relaxamento e foco, “permitindo que a mente vagueie e a criatividade respire”. Além disso, a marca diz que a cor pode ser combinada com tons quentes e frios.
No entanto, para a consultora de imagem e especialista em cores Luciana Ulrich, a escolha tem uma relação direta com o momento que estamos vivendo. “Cloud Dancer conversa profundamente com o momento atual: um desejo coletivo de recomeço, de clareza e de novos ciclos. Em um cenário global marcado por conflitos, instabilidade e excesso de informação, essa escolha reflete a busca por paz, suavidade e respiro”.
Além do simbolismo, Luciana ressalta que o branco carrega um componente contemporâneo importante: a sustentabilidade. “Vale lembrar que o branco é uma cor mais sustentável, com menos pigmento. Isso tem tudo a ver com o momento de hoje.”
Ver essa foto no Instagram
A Cor do Ano, pela Pantone
A Pantone Color Institute elege a cor do ano desde 2000 e influencia diretamente a moda, o design e a cultura. A marca faz a escolha a partir de pesquisas que identificam o tom que mais representa o espírito global do momento. Ademais, há 25 anos, os especialistas analisam o comportamento, movimentos culturais e avanços tecnológicos de diferentes países.