FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Farm Rio apresenta collab com mulheres Yawanawa – Reprodução/Instagram (@farmrio)
    Farm Rio une moda e sustentabilidade em parceria com mulheres Yawanawa
    Farm Rio une moda e sustentabilidade em parceria com mulheres Yawanawa
    POR Manuela de Azevedo

    A Farm Rio volta a marcar presença na iniciativa “Brazil: Creating Fashion for Tomorrow”. Desta vez, a marca aposta em um projeto ainda mais profundo, que une sustentabilidade e moda em uma só criação. Em sua terceira participação, a marca apresenta a exposição “(re)weaving Amazonia”, que dialoga diretamente com a COP30, marcada para acontecer em Belém do Pará, em 2025.

    Diferente das edições anteriores, que acompanharam a programação da Semana de Moda de Londres, o foco agora se volta para a London Climate Action Week (LCAW). A Farm Rio participa como destaque da mostra realizada no Coal Drops Yard, espaço contemporâneo localizado em King’s Cross. O evento conta com a curadoria do King’s Cross Hub da LCAW e também recebe apoio da Embaixada do Brasil em Londres, do Instituto Arapyaú e da The Nature Conservancy.

    Entre os destaques da exposição, a Farm apresenta um vestido longo exclusivo, co-criado com as mulheres do povo Yawanawa, do Acre. Essa colaboração, que já acontece há anos, ganha agora uma nova dimensão ao unir moda autoral com referências visuais da floresta amazônica.

    Mais detalhes

    A peça, feita em crochê, traduz elementos simbólicos da cultura Yawanawa. Contudo, o padrão, inspirado na pele da cobra, evoca a força de um animal sagrado em suas tradições. Já os grafismos reinterpretam o rauti, adorno de miçangas tradicionalmente usado pelas mulheres, símbolo de beleza, proteção e conexão ancestral.

    Segundo o portal Fashion Network, a escolha dos pontos largos e da textura do crochê, feito à máquina, amplifica visualmente esses símbolos. Que acaba criando uma narrativa têxtil que homenageia tanto a estética quanto os saberes tradicionais das mulheres indígenas.

    Por fim, a exposição fica aberta ao público até o próximo domingo, 29, das 11h às 18h. Além disso, o evento propõe um olhar mais sensível sobre como a moda pode não apenas celebrar a diversidade, mas também atuar como ponte entre mundos, conectando metrópoles globais ao coração da floresta, com respeito, escuta e colaboração verdadeira.

    Não deixe de ver
    Para a final masculina de Wimbledon, Lily Collins aposta em Calvin Klein; confira o look
    Ícone da nova geração, Wu Lei é o novo rosto da Burberry; saiba mais
    Soft Gloss Blonde! Schwarzkopf aposta em Lindsay Lohan para traduzir o luxo nos cabelos
    Estherea: bolsas para todas as horas do dia
    Glamour em Wimbledon: Os looks mais recentes de Kate Middleton nas finais do torneio
    Tradição e sofisticação: Estrelas brilham em looks especiais nas arquibancadas de Wimbledon
    Emma Stone e Jung Ho-yeon estrelam nova campanha de outono da Louis Vuitton
    Nova exposição que homenageia a Louis Vuitton chega em Osaka nesta semana
    Rihanna aposta em look da Saint Laurent para première de ‘Os Smurfs’ ao lado dos filhos
    Cher encanta com look brilhante em apresentação no desfile da Dolce & Gabbana