À medida que se aproxima a temporada das coleções Cruise, as grifes de moda se preparam para romper as amarras das tradicionais semanas de moda, apresentando suas criações voltadas para viagens e férias em destinos icônicos e narrativos. Este período se marca por desfiles que transcendem as capitais da moda, transportando o universo fashion para locais que evocam histórias e atmosferas únicas.
Nesta terça-feira, 25, a Gucci anunciou que sua coleção Cruise 2027 será revelada em Nova Iorque no dia 16 de maio. Em um local que ainda permanece em segredo. Este evento representará a estreia da coleção Cruise sob a direção criativa de Demna. Isso após seu lançamento em Milão no mês de fevereiro passado.
A escolha de Nova Iorque não é acidental; a cidade tem um papel fundamental na trajetória da marca. Sendo o local da primeira loja Gucci inaugurada fora da Itália em 1953, um marco que impulsionou sua expansão global e estreitou seus laços com a cultura americana.
Desfile estratégico
A marca destacou em um comunicado à imprensa, conforme divulgado pela WWD: “Com essa próxima apresentação, a maison retorna a uma cidade que há muito tempo incorpora seu espírito criativo e diálogo cultural – um lugar onde visão audaciosa e modernidade continuam a se encontrar e inspirar”.
Além disso, o desfile ocorrerá em um contexto de mudanças estratégicas anunciadas pelo CEO da Kering, Luca de Meo, segundo informações da Reuters. O plano visa diminuir a dependência do grupo em relação à Gucci e racionalizar sua rede de distribuição. Além de promover um crescimento mais equilibrado entre todas as marcas do portfólio. Esse cenário torna a segunda coleção de Demna para a Gucci ainda mais observada. Com expectativas elevadas, pressões crescentes e o desafio de redefinir a identidade da maison em um novo capítulo.