Em um momento desafiador para o mercado de luxo, a marca Stefano Ricci mantém seu dinamismo e aposta na exploração global. Isso porque, para desenvolver sua coleção de outono de 2026, dentro do projeto “SR Explorer”, a grife viajou até a Patagônia chilena e a Terra do Fogo. O objetivo central da expedição foi encontrar o puma, animal que simboliza a natureza selvagem daquela região.
Aliás, durante a jornada, que marcou a oitava aventura desse tipo realizada pela empresa, a equipe enfrentou o frio intenso para navegar por geleiras e fiordes, visitar o Estreito de Magalhães e explorar parques nacionais como Torres del Paine. O CEO Niccolò Ricci descreveu a experiência como um desafio físico. Mas, segundo ele, extremamente inspirador para todos, destacando a emoção de chegar ao local conhecido como o “Fim do Mundo”. Segundo a WWD, além do puma, o grupo avistou uma rica fauna que incluiu pinguins, condores, emas e leões-marinhos.

Roupas da coleção de Stefano Ricci
Toda essa beleza natural foi registrada pelo fotógrafo da National Geographic, Andy Mann, e influenciou diretamente as roupas criadas. A coleção une a elegância clássica da alfaiataria com a funcionalidade necessária para ambientes extremos. Isso se reflete em peças como casacos de neve com detalhes em pele de raposa, calças técnicas, jaquetas corta-vento e blusões de cashmere com vários bolsos. A cartela de cores acompanha a paisagem, priorizando tons terrosos de marrom, verde e bege, com ocasionais contrastes em azul vibrante e preto.

Buscando reinventar sua tradição a cada temporada, a marca trouxe uma abordagem um pouco mais leve e descontraída para seus ternos e casacos. Por isso, utilizou tecidos nobres, como a fibra de vicunha, e técnicas inovadoras. Há também espaço para o luxo noturno, com um smoking preto inspirado nos pinguins, finalizado com botões de cristal ou pedras preciosas. As novidades serão exibidas na feira Pitti Uomo em janeiro. Por fim, como forma de contribuir com o local visitado, a Stefano Ricci firmou uma parceria com uma fundação científica chilena dedicada à preservação dos pumas em seu habitat natural.
