FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    NFT, Games e IA: Como a tecnologia é usada no mundo da moda

    foto: freepik

    NFT, Games e IA: Como a tecnologia é usada no mundo da moda

    POR Redação

    Não é de hoje que a tecnologia é usada no mundo da moda. Afinal, a moda evolui assim como a tecnologia, então nada mais normal do que ambas caminharem juntas. Apesar disso, demorou um pouco para que o alto escalão, digamos assim, aderisse a essa evolução. Uma vez que as marcas de alta costura ainda são extremamente tradicionais em relação aos seus processos produtivos e comerciais.

    No entanto, mesmo algumas das grifes mais antigas e famosas já se renderam à modernidade . Assim, usaram recursos tecnológicos como os NFT, jogos de videogame e Inteligência Artificial  para promoverem coleções e trabalhar o branding da marca, como veremos mais para frente.

    E hoje nós vamos falar mais sobre esse assunto e em como os avanços tecnológicos influenciam a moda. Além disso, veremos como essas influências podem afetar o futuro desse ramo. Portanto, não deixe de ler até o final, pois temos muita coisa interessante para discutir.

    O que é NFT?

    Antes de mais nada, precisamos entender o que são esses conceitos de tecnologia para compreendermos melhor a aplicação deles no mundo da moda. A saber, NFT (Tokens Não Fungíveis) são elementos digitais de valor, registrados no Blockchain, uma rede computacional que funciona como uma espécie de livro contábil virtual.

    O Blockchain é a mesma rede usada para registrar operações feitas com criptomoedas em sites de apostas esportivas online, por exemplo.

    Quando você registra um NFT, é como se aquele item ficasse patenteado com a sua marca. Porém, diferente do que acontece no mundo real, os NFTs podem ser baixados, vistos e usados por qualquer pessoa. Além disso, um NFT pode ser qualquer coisa digital, uma música, um desenho, um texto, enfim.

    Sendo assim, no mundo da moda, os NFTs consistem em roupas, sapatos, acessórios, etc.

    O que é IA?

    foto: freepik

    IA, por sua vez, é Inteligência Artificial, ou seja, a capacidade das máquinas de entender e imitar ações humanas. No que diz respeito ao mundo da moda, programas equipados com IA podem entender especificações dadas por um humano para criar moldes, cenários para sessões de fotos, modelos visuais de peças, etc.

    Aliás, hoje em dia já existe até programa com capacidade para criar formas orgânicas, como figuras humanas, animais, etc. Desse modo, é possível, por exemplo, montar um ensaio fotográfico completo sem uma única peça ou pessoa real.

    Como a tecnologia é usada no mundo da moda?

    Com a expansão do metaverso, a moda passou a ser ainda mais importante no mundo digital. Quer uma prova disso? Pense em quantos acessórios, trajes e skins estilosos estão disponíveis para compra nos extras de jogos de videogame. E as pessoas compram mesmo esses itens.

    Afinal, o público gamer, que joga em plataformas e jogos no site do Cyberbet, por exemplo, é numeroso e exigente, um público alvo perfeito para o ramo da moda.

    Não é à toa que várias marcas famosas usam os games para promover coleções e aumentar sua visibilidade. Um exemplo prático disso é a coleção completa de skins que o estilista Nicolas Gheskièrre, da Louis Vuitton, assinou para o game League of Legends, em 2019.

    Além disso, em 2021, outra grife de luxo, a Balenciaga, lançou um jogo de videogame próprio, Afterworld: The Age of Tomorrow, para divulgar sua coleção de inverno.

    Essa não é a primeira vez que uma maison europeia usou o digital para promover sua marca. A saber, um ano antes, a Gucci lançou uma coleção de peças para o game Pokémon Go, da Nintendo, em parceria com a The North Face.

    NFTs no mundo da moda

    Não são só os games que são usados por grandes marcas da moda para aumentar sua visibilidade perante o público. Mas várias marcas e celebridades ligadas ao mundo fashion já lançaram NFTs que deram o que falar na web.

    Por exemplo, em 2021, a renomada e patriarcal Gucci lançou um par de tênis, o The Virtual 25, com realidade aumentada. E olha que o sapato não era só uma estratégia de marketing. A saber, ele foi disponibilizado para compra por preços entre 9 e 12 dólares no app da Gucci, o que é um valor alto.

    Outro exemplo ainda mais impressionante é o moletom da marca de moda urbana Overpriced. Em 2021, a peça foi vendida por cerca de 19 mil libras por um comprador anônimo em um marketplace especializado em arte digital, o blockparty.co.

    A peça se trata de uma blusa preta com capuz e detalhes em verde neon. Esses detalhes incluem uma frase onde se lê “F..k Your Money” e um QR Code no fundo.

    IA no mundo da moda

    Já falamos sobre a Inteligência Artificial e como essa Tecnologia é usada na indústria da moda. Agora, vamos mostrar alguns exemplos concretos de algumas marcas que já se valeram desse recurso.

    A marca brasileira AirTificial lançou, no final de janeiro deste ano, uma coleção de acessórios, como bonés, meias e brincos. Para divulgá-la, fez um ensaio bem futurista. Assim, além de pessoas de verdade, o artista que elaborou o ensaio utilizou programas com IA para montar o cenário. Com isso, o visual ficou cheio de elementos de referência futurística de um mundo pós apocalíptico.

    Já a marca NewFacet também utilizou a Inteligência Artificial para divulgar uma coleção em janeiro de 2023, mas levou o conceito ainda mais adiante. Isso porque todas as suas roupas, pessoas e demais elementos mostrados no ensaio não são reais.

    Apesar disso, segundo a etiqueta, todas as roupas contidas na coleção já estão disponíveis em suas prateleiras.

    Um pouco antes disso, em dezembro de 2022, um desfile inteiro de moda criado por 14 estilistas com a ajuda de um assistente robô de IA, o AiDa, aconteceu em Hong Kong. Chamado de Fashion X AI, o evento aconteceu no M+ Museum. Segundo o idealizador do software, o robô realizou a parte “chata” da criação, mas é capaz de criar uma coleção inteira em apenas 10 segundos.

    Dessa forma, podemos ver como esses recursos tecnológicos podem mudar o futuro da indústria da moda, uma vez que no presente, já estão cada vez mais sendo usados em diversas áreas do ramo.

    Não deixe de ver
    O Universo Onírico Sofisticado de YMA em forma de música “Cinematográfica”
    Birkin histórica! O modelo de Jane Birkin, original da Hermès, volta a quebrar recordes
    Ingrid Silva se apresenta na Pinacoteca
    Bvlgari celebra parceria com bailarina brasileira Ingrid Silva na Pinacoteca, em SP
    Alerta de tendências! João Lom revela o que vai bombar na beleza em 2026 
    All Hours Glow Foundation: Tudo sobre a nova base de YSL Beauty com foco em luminosidade
    Cloud Dancer: Gucci, Dior, Chanel e Prada já apostam na Cor do Ano de 2026
    Levi’s e Crunchyroll apresentam collab de jaquetas personalizadas com artistas brasileiras durante CCXP 2025
    Dakota Johnson usa look de Alessandra Rich no Red Sea International Film Festival 2025
    Air Jordan 4 x J Balvin: A nova collab que reforça a força do cantor no universo no streetwear
    Cloud Dancer: Como usar a cor da Pantone de 2026 nas makes? Confira dicas!