FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Simone de Beauvoir, Oscar Wilde, Joan Didion: grandes autores e seus guarda-roupas no novo livro Legendary Authors and the Clothes They Wore
    Simone de Beauvoir, Oscar Wilde, Joan Didion: grandes autores e seus guarda-roupas no novo livro Legendary Authors and the Clothes They Wore
    POR Redação

    Oscar Wilde, Simone de Beauvoir, Truman Capote, F. Scott e Zelda Fitzgerald. Ao pensarmos nesses grandes nomes da literatura, natural que, imediatamente, associemos seus nomes às respectivas obras – dificilmente pensaríamos em que tipo de calça Oscar Wilde gostava de usar ou que vestido Simone de Beauvoir escolhia para determinada ocasião, visto que, em geral, os autores estão do lado oposto ao universo de artistas e celebridades que possuem stylists e frequentam tapetes vermelhos.

    Mas, por outro lado, também é intrigante traçar um paralelo entre os looks de Joan Didion, autora que estrelou uma campanha da Céline em 2015, com a sua obra, por exemplo. Bem como decifrar o universo punk de Patti Smith relacionando-o com seus livros. Afinal, o guarda-roupa de um autor, assim como de qualquer outro profissional criativo, muitas vezes reflete a essência de seu trabalho.

    Esse é o mote do novo livro Legendary Authors and the Clothes They Wore (Harper Collins), da jornalista de moda Terry Newman, com o qual ela cria um match entre duas de suas maiores paixões: moda e literatura. Para tanto, Newman fez uma lista com os 50 autores que mais admira e que mais a intrigam, de TS Eliot e George Sand a Malcom Gladwell e Maya Angelou (além dos já citados). Para cada autor, foi separando fotos (são 80, ao todo, todas em P&B), excertos de suas obras, citações de suas falas, termos que usavam em sua literatura e que dizem respeito à moda e fatos rápidos de suas histórias, compilando informações que iluminam o impacto desses autores na moda.

    capa-legendary-authors-and-the-clothes-they-wore

    Num primeiro momento, Newman pensou: “será que as pessoas vão me chamar de louca por eu escrever sobre as roupas desses nomes de peso da literatura?”. Inseguranças à parte, felizmente a jornalista logo deu continuidade ao livro, que foi lançado mês passado. “Muitas vezes, os escritores têm seu próprio mundo e eles o habitam da maneira que querem, vestem-se sem se preocupar com o que alguém pensa”, ela conta. “Geralmente, escritores geniais são solitários e artísticos, e não podem deixar de serem eles mesmos – isso é evocado tanto em seus livros quanto em seus looks, o que realmente é muito atraente”, continua.

    Ditar a própria moda é o que mais interessa Newman no que diz respeito a como as pessoas criam seu próprio estilo. Portanto, ao elencar os 50 autores escolhidos, analisar quem se vestiu melhor foi um critério que passou longe de sua seleção. “Em seu tempo, esses autores nunca pertenceram, de fato, à moda – além de Zadie Smith agora, talvez – e, no entanto, todos têm um estilo único que os tornou originais e autênticos”, explica. “É muito melhor fazer sua própria moda em vez de segui-la”.

    Legendary Authors and the Clothes They Wore está disponível na Amazon, que entrega no Brasil.

    Não deixe de ver
    Ray-Ban e Alain Mikli unem forças em coleção cápsula ousada para o outono/inverno 2025
    Jennifer Lopez domina o street style com looks icônicos durante a divulgação de novo filme
    CeraVe anuncia patrocínio à NBA focado em cuidados com a pele de atletas
    Com looks estilosos e modernos, celebridades brilham em primeira fila de desfile da Chanel
    Selena Gomez celebra Taylor Swift com homenagem e fotos inéditas das amigas em casamento
    Retorno memorável: Nicole Kidman retoma posto de embaixadora da Chanel
    Emma Watson e time de estrelas marcam presença durante o desfile da Miu Miu
    Produções icônicas na Fila A! Celebridades brilham em desfile da Valentino, em Paris
    Trousseau e Luma Costa apresentam sua primeira coleção de mesa posta
    Meghan Markle prova que capa é tendência e aposta em looks monocromáticos na PFW