FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Paris Verão 2011: Balenciaga
    Paris Verão 2011: Balenciaga
    POR Redação

    E aí quando todo mundo começa a se empolgar com o clima setentinhas-feel-good-vibe que o verão 2011 vinha tomando, Sr. Nicolas Ghesquière chega e coloca tudo de cabeça para baixo. Bebendo mais uma vez na fonte da cultura de rua, colocou na passarela tomboys futuristas com vestidos-jaquetas de couro de aspecto emborrachado, maxi estampas pied-de-coq, sapatos pesados tipo coturno e cabelos pretos à la rockabilly, revoltos e cheios de atitude punk.

    2011/10/4334_Clipboard01

    Primeiro e último look da Balenciaga Verão 2011; tecnologia e visão ©Reprodução

    No casting alguns nomes que geralmente vêm acompanhados do adjetivo “super”: Amber Valeta, Carolyn Murphy, Stella Tennant e (confirmando os boatos) Gisele Bündchen. Nelas, mais uma prova de toda maestria do estilista que hoje comanda a Balenciaga. Couros incríveis, em tratamentos jamais imaginados (tipo na forma de renda nas calças), craquelados brilhantes, paetês velados e mais uma infinidade de explorações têxteis praticamente impossíveis de distinguir por fotos.

    Segundo notas da imprensa internacional, o ponto de partida foi o jogo entre superfícies opacas, com outras transparentes, brilhantes e refletoras. E daí o jogo de sobreposições que permeia quase todo o desfile. Seja na simples cobertura por camada de tecidos transparente como nos ótimos tricôs listrados com pequenas faixas translúcidas, ou então nas interessantes calças de modelagem bem masculina, com espécie de fecho triangular por onde passavam as barras das camisas.

    Tem ainda um pouco daquele efeito de bricolagem da coleção passada _principalmente no bloco das saias com cintos de couro e camisas transparentes sem mangas_, porém agora dotado de uma certa irreverência punk.

    Aquele mesmo atestado de Miuccia Prada e Raf Simons abaixo a caretice vêm aqui, na ótica futurista-tecnológica de Ghesquière. Modelos comumente chamadas de bombshell vinham extremamente masculinizadas e com imagem que chega a desafiar o olhar. Calças com proporções que fariam muitas mulheres torcerem os narizes, sapatos pesados, sem salto que achatam a silhueta, vestidos levemente largos, quase como um número maior. Aquele “desleixo” punk, só que perfeitamente controlado e trabalhado dentro do universo do estilista, responsável por transformar simples tecidos em materais do além.

    E talvez, justamente por toda essa grandiosidade de visão, imagem e técnica, tudo isso possa parecer um pouco distante e frio demais _ainda que com roupas de aparência de certo modo simples. Diferente da Prada e da Jil Sander, onde a ironia e protesto contra a caretice parecem mais palpáveis, aqui o arsenal tecnológico é tamanho, que acaba levando essa mesma mensagem para uma espécie de espaço sideral _onde todos sonham em ir, mas nunca conseguem chegar.

    + Leia mais sobre a Paris Fashion Week no FFWBlog

    Não deixe de ver
    Pinacoteca de São Paulo e CHANEL criam residência para mulheres artistas
    Dakota Johnson encanta em red carpet com vestido prateado minimalista da Gucci
    MinGyu dá nova cara ao jeans clássico da Calvin Klein durante a campanha Fall 25
    Estilo dentro e fora das quadras! Taylor Fritz brilha na campanha de outono da BOSS
    Michael Kors revela campanha de outono 2025 com Suki Waterhouse em Roma
    Loewe apresenta Jiang Qiming como novo embaixador global da marca; saiba mais
    Vans apresenta Future Clog: Tamanco futurista ousado e cheio de personalidade
    Valentino anuncia Riccardo Bellini como novo CEO da grife italiana
    Grupo Rohto Mentholatum impulsiona a febre dos cosméticos asiáticos no Brasil