Com a única obrigação de ser feliz, o brasileiro segue o ritmo compassado típico dos passistas do carnaval ou dos boleiros que se aventuram pelos gramados mundo afora, transformando a alegria na mais perfeita tradução deste povo inventivo e tão cheio de energia.
Paulo Borges, CEO da Luminosidade, durante a coletiva de imprensa do SPFW Verão 2011 ©Agência Fotosite
É com este enredo animado que a 29ª edição do SPFW aporta na Bienal, com orgulho de sua alma brasilis, às vésperas de completar quinze anos de existência e de dar mais um passo rumo ao futuro. “O Brasil nunca esteve tão em voga”, diz Paulo Borges, diretor criativo da Luminosidade. Reafirmando as parcerias de sucesso das temporadas anteriores – que contemplam grifes como Melissa, Ipanema, Banco do Brasil, Seda, Rexona, Oi, HP, AMD, AOC, Marles Tecidos, Dalutex, Kalimo, Bi Elastic Moviment, APEX, ABEST, IN-MOD, C&A, Redecard, Iguatemi, Ministério do Turismo, Prefeitura de São Paulo e SPTuris –, o evento manteve o ineditismo ao transformar os contornos desenhados por Oscar Niemeyer num verdadeiro parque de diversões.
As instalações da moda estendem o tapete vermelho sobre o jardim de cata-ventos – que simbolizam o “sopro” da vida – e chegam até a enorme roda gigante estacionada em pleno vão livre da Bienal.
Vale lembrar que neste ano foram investidos R$ 13 milhões na produção do SPFW, que acontece entre os dias 9 e 14 de junho. “A moda envolve uma importante cadeia produtiva”, endossa Borges. Por sinal, o setor movimenta mais de US$ 50 bilhões por ano, num conglomerado que soma 30 mil empresas e representa 17% do PIB nacional.