Gucci e Guess. Duas palavras parecidas, do mesmo tamanho e com logos similares. Qual das duas marcas tem o direito sobre a letra G?
De acordo com o Bloomberg News, a Gucci está acusando a Guess de tramar um esquema gigante e confuso para liquidar o design e as peças mais icônicas da marca, segundo define o próprio advogado da casa italiana.
Em 2009, a Gucci abriu um processo em Nova York alegando que a marca americana imita quatro características específicas da Gucci: a listra verde e vermelha; a estampa dos Gs conectados; e o G sozinho em uma moldura quadrada.
Ainda segundo o processo, a Gucci diz que a Guess vendeu mais de US$ 221 milhões em produtos com suas marcas registradas.
Após quase três anos, a briga foi ouvida por um juiz nesta última quarta (28.03), mas pode não dar em nada. A Guess contesta as acusações, alegando que não tem motivo para ser como a Gucci e não armou nenhum esquema para isso e que estranha o fato da Gucci só ter ligado para isso agora, ao menos legalmente, sete anos mais tarde. O advogado também disse que, apesar das similaridades em alguns produtos, como o tênis, os consumidores não confundem as duas marcas. “Dos 1.495 itens da Guess que a Gucci chama de imitações, 99% jamais poderia ser confundido com os da grife italiana”. O caso deve durar ainda mais três semanas.
Agora, que é parecido é, não?