FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Workshop em São Paulo reúne estilistas-cabeça para debate com plateia
    Workshop em São Paulo reúne estilistas-cabeça para debate com plateia
    POR Redação

    jum-nakao-ronaldo-fraga-fernanda-yamamoto-e-agustina-comasJum Nakao, Ronaldo Fraga, Fernanda Yamamoto e Agustina Comas fazem workshop em São Paulo ©Divulgação

    Dica valiosa para quem trabalha, estuda ou simplesmente tem curiosidade pelo universo da moda: nos dias 1º e 2 de abril, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo vai promover o workshop Trajetos Costurados com oficinas de quatro estilistas convidados: Jum Nakao, Ronaldo Fraga, Fernanda Yamamoto e Agustina Comas.

    Cada um terá nada menos do que 3 horas para expor os temas que eles mesmos escolheram: Novas Formas de Modelar (Jum Nakao); Reconstrução do Olhar (Ronaldo Fraga); Trabalho de Superfície e Reconstrução de Volumes (Fernanda Yamamoto); e Criação em Tempos de Interatividade com Novos Meios (Agustina Comas). No sábado, encerramento do evento, será realizado um debate com todos os convidados e perguntas da plateia, com mediação da jornalista Alice Lobo.

    De acordo com a organização do evento, a intenção é propiciar a interação entre estudantes e profissionais da moda com estilistas conceituados para expandir a visão e o conhecimento da área. Quer um exemplo de como isso será feito? O FFW conversou com Agustina Comas, a metade residente em São Paulo da dupla IN.USE – relembre aqui o FFW aposta feito com a grife – para descobrir o que ela e sua sócia Ana Piriz, residente em Montevidéu, prepararam para o evento:

    A IN.USE tem uma metodologia bastante peculiar, com a comunicação feita pela internet – a ideia da palestra é mostrar essa metodologia?

    O objetivo da palestra/workshop é que os participantes experimentem o trabalho de oficina a distância que usamos trabalhando na IN.USE. Ana mora em Montevidéu e eu em São Paulo, então desde que o projeto começou, em 2008, nossa comunicação é feita usando diferentes ferramentas da internet (skype, flickr, google docs). A criação é feita através do skype, cada uma com seu manequim, trabalhando de sua cidade.

    O que será feito durante o workshop? Você e a Ana vão desenvolver uma peça na hora?

    Na primeira parte vamos fazer uma palestra as duas, eu ao vivo e a Ana de Montevidéu pelo skype com a câmera. Mostrando nossa metodologia de trabalho e fazendo a proposta de trabalho para o seguinte momento, quando alguns voluntários dentre os participantes criarão peças experimentando a metodologia de desconstrução/reconstrução a partir de peças prontas.

    Isto será feito com a modalidade de oficina à distância; os grupos trabalharão se comunicando com as ferramentas da internet, da mesma forma que a gente faz na IN.USE. O resto dos participantes poderá circular pelas diferentes salas de aula onde os voluntários estarão trabalhando, desta forma serão várias palestras práticas acontecendo em simultâneo, podendo eles escolher que lado da comunicação ver – uma forma dinâmica de assistir a uma palestra.

    Nesse contexto de consumidores cada vez mais sedentos por novidades, você acredita que há uma real viabilidade para a expansão de modelos de negócios como o da IN.USE, que desenvolve peças únicas a partir de roupas prontas?

    A gente trabalha com sobras da indústria têxtil (roupas prontas e também tecidos e aviamentos). É uma fonte de matéria prima ainda não muito explorada e que cresce coleção a coleção com as sobras geradas em todas as etapas de produção da cadeia. Eu acredito que é um modelo de negócios que faz bastante sentido com os tempos que vivemos, com os recursos ficando cada vez mais escassos, já tem bastante material extraído da natureza!

    Acho que é um modelo mais difícil de aplicar que o modelo padrão de fazer roupas, mas é totalmente viável. O desafio é retomar o ciclo do produto remixando o que ninguém quis, para fazer um produto com design, boa qualidade e bom gosto. A gente fala que faz uma “ressurreição das roupas”.

    Workshop Trajetos Costurados
    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade 3
    Rua José Antônio Coelho, 879 – Vila Mariana
    Dias 1 e 2 de abril de 2011
    Sexta-feira, das 9 às 17 horas
    Sábado, das 9 às 20 horas
    Preços: R$ 260 (estudantes) e R$ 520 (profissionais)
    As inscrições devem ser feitas pelo site Popshoponline.net

    A intenção é que o evento seja publicado em forma de livro, que será acompanhado de um DVD com material exclusivo.

    Não deixe de ver
    Timothée Chalamet estrela nova campanha cinematográfica da Chanel
    New Balance celebra Grey Days em maio
    Greta Gerwig veste Maison Margiela em Cannes e é criticada nas redes
    Uniqlo anuncia lançamento de fast fashion nos EUA
    Grupo Arezzo&Co faz evento de lançamento de novas coleções em São Paulo
    A camisa polo foi atualizada e ganha uma cara nova em 2024
    Essas 5 marcas esnobaram Zendaya no tapete vermelho, saiba quais são elas
    Gucci traz de volta o Boho chic em coleção de resort 2025
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    FFW