FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview: João Pimenta traz o steampunk para seu Inverno 2012
    Preview: João Pimenta traz o steampunk para seu Inverno 2012
    POR Redação

    O estilista João Pimenta em seu atelier, durante visita do FFW ©Juliana Knobel

    Poucos dias antes do desfile marcado para 23 de janeiro no SPFW, João Pimenta gentilmente abriu as portas de seu atelier para mostrar ao FFW o que ele está preparando para esta temporada. E a apresentação promete: o visual da coleção influenciada pelos séculos 17 e 19 já é impactante nos cabides, mas o estilista afirma que ela toma uma forma totalmente nova quando no corpo dos modelos. Veja o que João Pimenta tem a dizer sobre seu Inverno 2012:

    ©Juliana Knobel

    “Comecei com a ideia de que todo príncipe tem um monstro dentro de si, e a brincadeira é trazer pra fora esse monstro interiorizado. Esse era o fundamento, a ideia da coleção. Por isso ela é toda escura, com os tecidos misturando contrastes de cores escuras. O raciocínio é em cima do steampunk, um subgênero da ficção científica, e você resgata visuais de épocas passadas; a minha coleção é inspirada no século 19, então eu busquei aí os meus recortes, modelagens, cores, formas”.

    ©Juliana Knobel

    “Outra coisa muito importante desse trabalho foi produzir os tecidos. Primeiro que você não encontra tecido, principalmente masculino, não sei o que acontece com o mercado; se você quer um tecido bacana, tem que comprar importado – nem linho a gente tem mais aqui. Então quis fazer os meus tecidos e resgatar essa questão de manufatura, principalmente do Brasil. Vejo gente valorizando muito essa questão de ‘meu zíper é importado’, e eu quis brincar com isso e juntei pessoas de vários lugares: meu tecido é de um tecelão do Ceará; meu tricô eu fiz com uma pessoa da periferia da Lapa; então tenho o bordado, o crochê, tricô, as manufaturas do tear, o tear de papelão, feltragem… é uma coleção em que estou brincando muito com essa coisa de valorizar o exclusivo, a peça única mesmo”.

    ©Juliana Knobel

    “Pra fazer os tecidos, a gente resolveu fazer uma coisa sustentável, então juntei todos os fios; tenho tecidos que têm cinco, seis fios diferentes. Juntamos os fios que a gente tinha e que os tecelões tinham; então é uma mistura de tudo. No mesmo tecido eu tenho viscose, poliamida, é essa coisa da sustentabilidade mesmo, a ideia era reciclar esses fios. Outra coisa muito importante nessa coleção pra mim foi a ideia de trabalhar o terno. Então eu peguei o terno tradicional de calça, colete e paletó, e mexi em todas as formas dele; no cabide ela é uma coisa, mas no corpo ela “cresce”, ela está com um caimento bem bacana, estou bem feliz”.

    ©Juliana Knobel

    “Como eu estava buscando essa história do steampunk, encontrei esse personagem muito bacana que é o plague doctor, o médico da época da praga, do século 17, e ele usava essa máscara de bico com ervas nas pontas pra não sentir o cheiro dos doentes, e a imagem é muito bonita. Então vou usar como acessório essas máscaras, o cinto também que a gente está produzindo; tenho os basques, golas altas feitas de couro, saqueiras… a gente pegou bem essa história do século 19. Agora, cobrir o rosto do modelo também foi um pouco difícil, mas a gente não usa em todos, são uns cinco só. Conseguimos modelos muito bacanas, tive apoio de umas agências e temos um tops ótimos, que vestidos eram tipo ‘gente do céu’ (risos)”.

    ©Juliana Knobel

    Confira mais previews de coleções que serão desfiladas no SPFW Inverno 2012:

    + Preview do Inverno 2012 da Cori (desfile dia 19.01)
    + Preview do Inverno 2012 de Alexandre Herchcovitch feminino (desfile 20.01)
    + Preview do Inverno 2012 da Cavalera (desfile dia 22.01)
    + Preview de Inverno 2012 da FH por Fause Haten (desfile dia 22.01)
    + Preview de Inverno 2012 da Juliana Jabour (desfile dia 22.01)
    + Preview de Inverno 2012 da UMA (desfile dia 23.01)
    + Preview do Inverno 2012 da Neon (desfile dia 24.01)

    Veja mais detalhes da coleção Inverno 2012 de João Pimenta:

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW