FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Prada fala
    Prada fala
    POR Camila Yahn

    Miuccia Prada por Guido Harari em 1999 ©Reprodução

    Todo mundo sabe que são raras as vezes em que Miuccia Prada concede entrevistas. Mas também é do conhecimento geral que, quando as concede, não tem medo de falar o que pensa. Na sexta-feira passada (27.07), em uma entrevista publicada no diário italiano “La Repubblica”, Miuccia discute assuntos que incluem arte, moda e política, mas principalmente como ela acha que a Itália se posiciona diante esses temas. Afinal de contas, foi o calendário de Milão que ajustou as suas datas para melhor se adaptar aos restantes line ups internacionais, e não o contrário.

    Apesar de acreditar que o seu país continua a ser o melhor em produção, a designer expôs a sua preocupação em relação à dispersão de talentos e marcas nacionais, e em relação à Itália passar a ser um país de segunda liga devido à venda das marcas de luxo a investidores estrangeiros. Ela comentou ainda como importantes talentos criativos começaram já a desconsiderar a Itália e a optar por Paris. “Eu não os culpo”, diz citando o caso de Raf Simons, ex-Jil Sander, atualmente Dior, onde “o seu devido valor lhe será atribuído”. A própria Miuccia admite que essa valorização parisiense é precisamente o que a faz apresentar a sua coleção da Miu Miu na “cidade luz”.

    A culpa, segundo a designer, é da imprensa italiana, que se recusa a olhar para a moda como uma forma de arte séria. “Vivemos em um mundo culturalmente fraco, e somos um país que nunca quis nem soube como proteger e promover o seu território ou o seu patrimônio artístico”, acrescenta. Miuccia ainda dividiu a culpa com as classes intelectual e politicamente de esquerda, que sendo relutantes em relação à riqueza e ao glamour, não se dão conta de que o dinheiro “é o que ajuda a organizar a arte, a cultura e a moda”, confessou ao final da entrevista.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW