Entre os dias 26 e 29 de setembro, 150 representantes das áreas criativa, empresarial e institucional da moda brasileira se reuniram, em Salvador, para o I Seminário de Cultura da Moda, afim de discutir com o Ministério da Cultura um Plano Cultural para o setor que valorize criação, inovação, experimentação e patrimônio nacional.
Finda a discussão, 15 representantes foram eleitos pelos demais para o Colegiado Setorial de Moda, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) que inclui outros cinco membros do Poder Público, nomeados pelo Ministro da Cultura. A finalidade do grupo é formular políticas públicas em seu setor.
Entre os escolhidos estão Paulo Borges, CEO do In-Mod e idealizador do SPFW, Geni Ribeiro, consultora de Produto e Mercado da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), os estilistas Jum Nakao e Ronaldo Fraga e outras 11 pessoas.
Ronaldo, que recebeu o maior número de votos, disse ao FFW que espera que o grupo consiga “transformar em leis todas as diretrizes definidas pelo grupo no seminário em Salvador. E que a próxima geração de designers tenham uma relação mais tranquila da moda como instrumento de reafirmação cultural.”