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    Revival
    Revival
    POR Camila Yahn

    A estilista da Forum Marta Ciribelli ©Divulgação

    Uma das novidades mais quentes da edição de Verão 2012/2013 do SPFW é o retorno da Forum à passarela do evento. O FFW conversou com a estilista carioca Marta Ciribelli, 50, que responde pelo estilo da  marca, para entender como será essa reestreia. Marta é conhecida no meio da moda por seu trabalho de 20 anos na Yes Brasil e outros cinco na Animale. Há um ano e meio na Forum, ela se diz pronta para um possível revival da marca no Brasil.

    Como surgiu a ideia de voltar a desfilar?

    Nós já tínhamos esse projeto conversado, mas a ideia era fazer algo mais para frente. Resolvemos antecipar assim, no susto. O tempo está super curto e estamos trabalhando bastante para conseguir fazer.

    Ana Beatriz Barros é a estrela da campanha de Inverno 2012, em foto de Geoff Barrenger ©Reprodução

    A Forum tem desfiles muito emblemáticos na história da moda brasileira. O que nós veremos na passarela nesse retorno?

    A Forum sempre teve no DNA temas ligados ao Brasil. É uma marca sensual, com 30 anos de resistência no mercado. É um momento importante, então vamos estender essa celebração por um ano. Vamos celebrar o país, mas de uma maneira mais comercial, com atitude despojada, atitude jeanswear. A marca dormiu um pouco e está acordando um pouco mais jovem e comercial.

    O jeans foi o que fez o sucesso da marca. Vocês vão usar jeans no desfile?

    A calça da Forum é um objeto de extremo desejo do consumidor. Ainda é.  Agora, com o mesmo volume e intensidade? O mercado de jeans mudou no mundo todo. Pelo mercado ela pode ter outra conotação, mas ainda é objeto de desejo.

    Rodrigo Santoro e Adriana Lima na campanha de Outono/Inverno 2011 fotografados em Nova York por David Sims ©Reprodução

    Você falou em acordar mais jovem. Estão mirando esse público? As pessoas que usaram Forum nos tempos áureos irão se identificar?

    Sim, queremos atingir os filhos da Forum, queremos pegar o mesmo público, agradar essa geração que curtia a marca em seu auge. E claro, buscar o público que precisa conhecer a marca. Não se trata de uma imagem tão limpa, é algo mais colorido, mas que também não significa que é mais pop ou “fun”.

    Como vocês irão seduzi-lo?

    Pelo nosso know-how, pela expertise da empresa. E vamos mudar a cara, rejuvenescer, ainda mais porque hoje vivemos por muito mais tempo com vigor e com energia.  Não quero só falar que a roupa é linda e pronto. Queremos imprimir uma imagem nova da Forum. Uma modelo legal, um cenário bem feito… Estamos pensando num pacote completo para essa reestreia.

    Como vocês irão inserir a brasilidade no desfile?

    Um dos elementos é uma estampa do ilustrador Filipe Jardim, que é um artista talentoso, brasileiro e que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente.

    Marlon Teixeira e Natalia Vodianova fotografados por Mert and Marcus para o Verão 2010 ©Reprodução

    As lojas irão acompanhar essa mudança?

    Com certeza a gente vislumbra um futuro próximo de mudanças. O que precisamos passar para o consumidor é que ele não vai acordar no dia seguinte e tudo mudou. Também faz parte de um pacote de mudanças. A marca voltará a ter um posicionamento importante, mas é um processo gradativo.

    Você sente pressão por fazer reviver os tempos áureos da marca?

    Enquanto estilista você não pode nunca fugir da obrigação da marca. Eu tenho que saber o que estou fazendo aqui. Ela já traz uma assinatura de grande marca. O peso da palavra Forum é um ‘peso pesado’. É uma entidade.  Tenho que estar com foco para essa retomada.  Temos tudo muito bem traçado e sabemos onde precisamos chegar.

    Que equipe está por trás do desfile?

    Temos direção artística da stylist italiana Viviana Volpicella e styling do Mauricio Ianes. Vamos dar um sustinho positivo com esse desfile!

     Kate Moss no Inverno 2009 fotografada por David Sims ©Reprodução

    + Relembre os principais momentos da Forum no timeline abaixo:

    1984: Mauricio de Oliveira cria o logo da marca

    1985: A marca lança a campanha “Ande do lado escuro da rua”

    1987: Abre a loja na rua Oscar Freire, que começa a se solidificar como templo da moda em São Paulo

    1994: A marca realiza o desfile Raízes Brasileiras na Estação Julio Prestes, junto com a campanha “Brasil, Mostra a Tua Cara”

    1996: Lançam campanha, catálogo e exposição “24h”, com a fotógrafa Ellen Von Unwerth. O desfile tem como tema a “Latinidade”

    1997: A campanha da coleção “Amazônia” é fotografada por Nathaniel Goldberg

    1998: Começa o processo de globalização da Forum. É lançada a exposição do livro “Photojeanic –The Jeans Cult” no MAM, com fotos de J.R. Duran

    2000: Começa o processo de licenciamento da marca. Perfume Forum Tufi Duek, óculos,

    lingeries e underwear Forum; inauguração da loja flagship, na Oscar Freire, com projeto de Isay Weinfeld

    2002: A marca desfila a coleção “Carnaval”, com cenografia de Joãozinho Trinta e Adriana Lima como musa

    2004: Acontece o desfile “Celebridades” com participação da própria novela “Celebridades” (Globo). É também o preview de lançamento inédito do CD da cantora Bebel Gilberto

    2006: A agência Almap/BBDO cria a campanha “Movimento pela Ética”; surge o Grupo TF segmentando as marcas Tufi Duek, Forum Tufi Duek, Forum e Triton

    2008: Forum é vendida para o grupo AMC Têxtil

    Abril 2009: O fundador da Forum, Tufi Duek, deixa o cargo de direção criativa e é substituído pelo estilista Eduardo Pombal

    2009: David Sims fotografa Kate Moss para a campanha de inverno 2010

    2010: Abbey Lee, Lara Stone e Natalia Vodianova são fotografadas por Terry Richardson, Tom Munro e Mert & Marcus.

    2011: A top Adriana Lima e o ator Rodrigo Santoro são fotografados em Nova York por David Sims

    2012: A Forum anuncia sua volta a SPFW

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