FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Encontro criativo reúne turma boa para bate-papo sobre o futuro da moda
    Encontro criativo reúne turma boa para bate-papo sobre o futuro da moda
    POR Redação

    Por Nuta Vasconcellos

    bate-papo-chilli-beans-spfwverao2012-100Xico Sá, Caito Maia, Paulo Borges, Ronaldo Fraga e Carlinhos Brown ©Juliana Knobel/FFW

    Nesta quinta (16.06), no espaço do Clube SPFW, aconteceu um encontro entre Paulo Borges, Ronaldo Fraga, Carlinhos Brown e Caito Maia, dono da marca de óculos Chilli Beans. O evento ocorreu para comemorar a parceria entre a grife e o SPFW e para apresentar oficialmente a nova coleção da marca, desenvolvida pelos estilistas Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga e pelo músico Carlinhos Brown.

    No bate papo, que foi mediado pelo jornalista Xico Sá, eles falaram sobre criatividade brasileira, sustentabilidade e o futuro da moda no Brasil e no mundo. Um assunto que não ficou de fora foi o fato de que o SPFW está completando 15 anos de vida. Xico perguntou a cada um dos participantes onde eles estavam e o que estavam fazendo há 15 anos quando o evento começava a escrever sua história. Brown contou que estava investindo em sua preocupação com a reciclagem quando isso ainda era um assunto pouco falado. “Comecei a pensar em soluções de reciclagem com tampas de garrafa, cartão de crédito velho… sabia que poderíamos desenvolver aqui no Brasil bons produtos de reciclagem e melhorar a economia, mas era difícil encontrar pessoas para acreditarem na ideia”, diz. Paulo conta que a história do SPFW não foi muito diferente. “Ninguém acreditava que uma semana de moda daria certo no Brasil. Não entendiam o propósito, não acreditavam na ideia. E eu tinha que dar argumentos o tempo todo”.

    Hoje a reciclagem e o SPFW não são parte do futuro, são realidade. E o futuro? O que será que eles pensam sobre isso? O que estará acontecendo em 15 anos? “O futuro é agora. Se focarmos muito no que irá acontecer, não tiramos o melhor do hoje”, diz Caito. Ronaldo Fraga concorda e complementa: “O futuro é obsoleto… quando o iPad foi lançado, por exemplo, nada parecia mais moderno, meses depois ele já era obsoleto. O conceito de futuro mudou”. Carlinhos Brown concorda: “Digo isso em uma música: O futuro já ficou para trás”.

    E nesse mundo em que tudo anda tão rápido, e as informações chegam em alta velocidade, como fica a democratização da moda? Caito tem uma opinião bem forte sobre isso: “Eu acho que a moda tem que ser para todos. Essa, aliás, é a ideia dessa coleção em parceria com grandes estilistas. Nossos óculos têm um preço acessível. E é incrível ver alguém de Porto Alegre comprando algo de um estilista mineiro”. Brown alerta: “Temos que pensar bem sobre a democratização. Para ela não virar cópia e perder as suas origens e seu criador seus créditos”. Ronaldo então conclui: “O resultado dessa fase da moda só será visto daqui a 10 anos”.

    As coleções dos estilistas para a Chilli Beans chegam às lojas da marca a partir do mês de outubro. Os modelos criados por Isabela Capeto são bem femininos, inspirados na Itália. Já os de Fraga trazem referências da Bossa Nova e de Carlos Drummond de Andrade. Carlinhos Brown, por sua vez, propõe óculos repletos de cores que representam a leitura do baiano sobre a energia do Carnaval e o espírito do povo da Bahia.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW