FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Paris: América do Sul está na mira criativa da Hermès
    Direto de Paris: América do Sul está na mira criativa da Hermès
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, em Paris 

    Looks do desfile de Inverno 2012 da Hermès ©ImaxThree

    Depois da chegada de Christophe Lemaire na Hermès, há três estações, a América do Sul vem ganhando espaço inspiracional na tradicional casa francesa. O “Brasil tropical” já foi tema com estampas de plumas e cocares, e essa temporada o estilista aponta para o gaúcho, o cavaleiro tradicional do pampas argentinos. A coleção tem a sensualidade misteriosa das amazonas: uma mulher forte e com ares de guerreira, que veste calças bufantes, ponchos e casacos tipo quimono.

    Fizemos uma visita ao showroom, para ver de perto e entender um pouco mais do savoir faire da Hermès, em que cada detalhe justifica o prestígio da marca. 

    Poncho que abriu o desfile ©ImaxThree

    A leveza dos materiais através da pesquisa de tecidos e a experimentação de novas técnicas de acabamento e construção da roupa são pontos chave para entender a coleção. O poncho que abriu o desfile é um fino tressé de couro com cashmere, muito leve e ao mesmo tempo bem quente. Outro exemplo é o caviar de tweed (sim, esse é nome do tecido), que é tão fino, quase uma seda, e apareceu em ternos, vestes e calças.

    Paletó feito com “caviar” de tweed ©Paula Rita Saady/FFW

    No desfile e no showroom ©ImaxThree e Paula Rita Saady, respectivamente

    O mix de materiais diferentes como crocodilo, arraia, bezerro e peles colocam muita textura nas peças e, no showroom, tudo vira uma questão de toque. É nessa hora que jornalistas e editores podem pegar, sentir e olhar do avesso os acabamentos de uma coleção. E nesse quesito, a Hermès seduz como poucas. O top quadrado de couro com lateral em malha, e o sobretudo dupla face verde escuro – um lado couro, outro vison tingido de verde, dizem tudo. 

    Top quadrado em couro: excelência no acabamento ©Paula Rita Saady/FFW

    Outra peça impressionante é o casaco feito como uma peça inteira de lã do Nepal. Ele tem gola e bolsos, mas nenhuma costura. É literalmente uma escultura, que com o tempo, se molda no corpo da feliz consumidora.

    Casaco sem costuras feito com lã do Nepal ©Paula Rita Saady/FFW

    Os acessórios são um negócio à parte (e que negócios!). A cobiçada bolsa Kelly ganhou nova versão com fechadura em forma de cinto, a Kelly Belt. Birkins, Contances, Bowlings e Messengers em cores de inverno, como verde, violeta, vermelho queimado e cinza, aparecem em contraste com tons fluorescentes. O carré (lenço quadrado fetiche entre fashionistas) vem na estampa de bengalas antigas “Les Cannes“ ou em “Spirograph”, geométrica e japonista. As novas estampas também apareceram em alguns dos vestidos da coleção.

    Bolsas: de todos os tamanhos e cores ©Paula Rita Saady/FFW

    O sapato de corte V profundo, em crocodilo preto ou azul bic, foi um dos destaques do desfile, mas há muito mais: botas coloridas, mocassins e scarpins de bico fino, tendência que veio direto dos anos 50.

    Sapatos de couro azul bic estão entre os mais desejados da coleção ©Paula Rita Saady/FFW

    Uma das novidades é o couro azul bebê e as miniaudières, ou seja, bolsas em miniaturas que mal cabem o celular, mas são verdadeiras joias. Pensando nisso, o designer Pierre Hardy recentemente criou para a Hermès uma coleção de joias, com pingentes que homenageiam as clássicas bolsas da marca. #Desejo!

    O clímax do luxo se dá com as três bolsas em ouro e diamantes, expostas como se fossem obras de arte (não era permitido tirar fotos da peça). Foram anos de pesquisa no ateliê, que resultaram em placas de ouro encaixadas como um mosaico para conseguir a textura perfeita de crocodilo. Estão avaliadas em € 1 milhão cada, mas no caso da Hermès, não vamos nos surpreender se virarem um item com lista de espera.

    Veja a coleção completa aqui

     

    + Paris

    Cores primárias estão nas passarelas e nas ruas

    O desfile de Jean Paul Gaultier e o agito no Marrais

    Acompanhe as coleções de Stella McCartney, Celine, Givenchy, Comme des Garçons…

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW