FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Keep calm and carry on”: o conselho que virou cultura pop
    “Keep calm and carry on”: o conselho que virou cultura pop
    POR Camila Yahn

    O pôster original que deu origem a todas as variantes ©Reprodução

    “Keep calm and carry on” (“Mantenha-se calmo e continue”) é uma frase que deu origem a uma série de pôsteres coloridos e simples que hoje em dia não param de circular nas redes sociais e que vemos presente na decoração de algumas casas, cafés e bistrôs hypados de qualquer cidade. A história da frase que já se tornou um “mantra” remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando ia ser utilizada para encorajar o povo britânico.

    Na primavera de 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico organizou uma série de pôsteres de propaganda que tinham como objetivo principal acalmar a população durante os tempos difíceis que se aproximavam. O briefing do governo foi para que estes fossem uniformes e com uma letra bonita e agradável, para dificultar que o inimigo os falsificasse. Foi usada a coroa do Rei George VI como o único elemento gráfico, e só duas cores contrastantes.

    Os três pôsteres executados em 1939, sendo que só os dois primeiros foram divulgados ©Reprodução

    Dos três designs que foram para produção, o primeiro tinha a frase: “Your courage your cheerfulness your resolution will bring us victory.” (“A sua coragem, a sua alegria e a sua firmeza nos trarão a vitória”). O segundo dizia: “Freedom is in peril defend it with all your might” (“A liberdade está em risco, defenda-a com todas as suas forças”) e o terceiro dizia simplesmente: “Keep calm and carry on” (“Mantenha-se calmo e continue”).

    Os primeiros dois designs foram distribuídos em setembro de 1939, aparecendo por todo o país em vitrines de lojas e plataformas de trem. Porém, os pôsteres que viriam a se tornar famosos iniciados pela frase “Keep Calm” foram reservados para momentos de verdadeira crise, ou de invasão inimiga. No final, este pôster nunca foi usado, acabando por ser arquivado para ser descoberto só mais de 50 anos depois pelo casal Stuart e Mary Manley, donos da livraria Barter Books, fundada em 1991 em Alnwick, norte de Inglaterra, em um edifício que já serviu como uma estação de trem de decoração vitoriana.

    Barter Books: hoje, esguias prateleiras de livros estão no lugar dos trilhos do trem, e o pôster original continua lá ©Reprodução

    Em 2000, Stuart encontrou o pôster em uma caixa de livros antigos que ele havia comprado em um leilão. Mary gostou tanto do pôster que o enquadrou e colocou pendurado na livraria. O quadro fez tanto sucesso que um ano mais tarde a Barter Books estava vendendo cópias do mesmo. Desde essa época, ele tem sido reproduzido, trivializado e até humorizado, tornando-se um símbolo facilmente reconhecível dos nossos dias.

    Porém, o design original veio sofrendo alterações desde que foi descoberto. Com uma receita simples – uma imagem no topo, uma frase em letras brancas e um fundo colorido – as possibilidades são infinitas. Com frase mais inspiracionais ou mais humorísticas, a verdade é que o pôster desenhado para descansar o povo britânico continua a surtir um efeito calmante nos dias atuais.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar