FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Evento da “Marie Claire” traz figurinista de “Mad Men” ao Brasil
    Evento da “Marie Claire” traz figurinista de “Mad Men” ao Brasil
    POR Camila Yahn

    Janie Bryant, figurinista da série Mad Men ©Reprodução

    A quarta edição do evento Marie Claire Inspiração, que acontece na Casa Petra no dia 28 de agosto, tem como tema a eterna parceria entre moda, cinema e TV. O objetivo do evento é criar uma experiência que mostre como a ficção pode inspirar a vida real, e por isso terá um formato multimídia, que explora a influência da TV e do cinema em nosso cotidiano. Além de uma exposição, será exibido um filme curta-metragem feito especialmente para a “Marie Claire”. O evento terá transmissão ao vivo no site da publicação.

    Entre as convidadas nacionais, estarão presentes nomes como Maria Carneiro, figurinista da TV Globo em novelas como “Tititi” e “Dancin’ Days”, Gogóia Sampaio, que assina o figurino de “Cheias de Charme”, e Kika Lopes, que assinou a edição de roupas do filme “Zuzu Angel”. A grande atração, porém, será a convidada internacional Janie Bryant, figurinista da premiada série “Mad Men”, que mostra o backstage das grandes agências de publicidade, indicada a 17 categorias nos prêmios Emmy deste ano. Para homenagear a sua presença, o cenário é todo inspirado no universo da série e propõe uma imersão no mundo da moda do final da década de 1950 e início dos anos 1960, período em que a série tem lugar. Depois das conversas com as convidadas, será realizado um desfile com algumas das peças do figurino de Mad Men trazidas especialmente dos EUA e também de looks marcantes das novelas e do cinema nacional.

    Personagens da série ©Reprodução

    Os looks dos personagens de Mad Men já inspiraram desfiles e editoriais de moda e voltaram os olhos do mundo fashion para os anos 60, além de impulsionar a auto-estima das mulheres. A coleção de Inverno 2008 apresentada por Michael Kors, por exemplo, está entre as influências assumidas.

    Na verdade, o segredo do figurino da série é a sua autenticidade. Bryant não se envergonha de repetir vestidos nem de usar gravatas mal arrumadas. Muitas das roupas dos atores principais são desenhadas pela figurinista, que estudou moda em Paris, e outras são compradas em lojas vintage. Quanto às inspirações, Janie revela em entrevista ao “The New York Times” que muitas delas vêm da sua própria vida. “Os meus pais se casaram em 1962. Sendo do Sul, ainda tenho muitas tradições que os personagens têm em Mad Men”, explica à publicação. E quer saber uma curiosidade? Todos os personagens usam roupa de baixo de época, ainda que não tenham cenas em que precisem tirar a roupa.

    Como cada personagem é diferente, em entrevista à “Vanity Fair”, Janie Bryant explicou o que está por trás do figurino dos principais atores do elenco da série:

    Don Draper (Jon Hamm): “Ele é o personagem que está sempre perfeito. Sempre penso no Don como um homem muito misterioso, muito privado – provavelmente privado para ele mesmo. Então achei que ele seria sutil na sua roupa, sempre impecável, mas com falta de cor”.

    Betty Draper (January Jones): “A Betty é uma combinação da Grace Kelly com a minha avó. Para ela, a questão é sempre apresentar uma imagem de perfeição. Mas ela mudou. Na primeira temporada a sua paleta de cores era muito pálida – cinzas e azuis frios com amarelos pálidos, beges e brancos. Mas na segunda temporada, senti que o personagem dela estava mudando e se fortalecendo e então tem horas em que a paleta de cores é muito mais viva”.

    Roger Sterling (John Slattery): “O Roger está sempre com ternos de três peças ou ternos duplos. Ele usa joias de colarinho muitas vezes e reclama por ter de usar barras de colarinho. O figurino de Roger é construído em volta do look old-school”.

    Peggy Olsen (Elisabeth Moss): “Sempre penso nela como uma menina de colégio diligente. É uma questão de manter a saia abotoada e a blusa por dentro”.

    Pete Campbell (Vincent Kartheiser): “Ele está sempre com vários tons de azul, porque o seu personagem simboliza a juventude e a geração jovem da Madison Avenue”.

    Joan Holloway (Christina Hendricks): “Adoro a Joan. Sempre desenho coisas com uma paleta de cores muito forte porque acho que ela é uma personagem muito forte. É ela que comanda o escritório. Procuro sempre roupas que tirem vantagem da sua silhueta curvilínea”.

    Harry Crane (Rich Sommer): “Queria que o Harry usasse gravata borboleta e camisas de manga curta, porque achei que este personagem parecia estar sempre apressado. Além de que ele é casado, e me pareceu correto que ele fosse um pouco menos arrumado”.

    + Relembre a terceira edição do Marie Claire Inspiração, com a participação das designers da Rodarte!

    Serviço:
    28 de agosto, às 19h
    Casa Petra – Avenida Aratãs, 1.010 – Ibirapuera (SP)
    A quarta edição do Marie Claire Inspiração seguirá o mesmo molde das edições anteriores, ou seja, o evento é aberto apenas para convidados e imprensa.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW