A crise da imagem de moda levou à corrente onda de editoriais em 3D. E até ao i-Pad como eventual tábua de salvação para o declínio das revistas impressas; leia-se declínio da publicidade das revistas impressas.
Vem da imagem de moda em movimento, entretanto, o sopro de renovação de que tanto precisamos. E de inspiração.
Por sua natureza, a roupa é tridimensional. Daí a diferença (que abordamos de leve e recentemente aqui nesta seção) entre assistir a um desfile e ver as fotos dele. Daí o crescimento das coberturas de desfiles com recursos de vídeo, que aos poucos foram se estendendo para outros segmentos do mercado de moda – a beleza, dentre as áreas com que essa mídia mais combina.
Já podíamos sentir esses ventos nas publicidades de perfume (“Egoïste”, de Jean Paul Gaultier por Jean Paul Gaude) e nos videoclipes com pegada fashion (George Michael com o elenco de supermodels do histórico “Freedom”), sentidos hoje com a força de tufões nos filmes de fragrâncias como Chanel e Dior e no filme para “Telephone”, de você sabe quem, dirigido por James Akerlund.
George Michael – Freedom ’90
Enviado por jpdc11. – Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.
Que a justiça seja feita: foi Nick Knight em seu site Showstudio quem desbravou esse território, tendo no projeto Political Fashion o turning point. Foi quando ele chamou profissionais da moda não afeitos à linguagem do vídeo e da Internet para fazerem ouvir suas vozes. Até a voz do coletivo carioca Gema foi escutada globalmente, e de modelos e de maquiadores, e de stylists cujo talento, generosamente, Knight compartilhou conosco. E a Prada, mais uma vez, serviu de antena com suas lindas animações e filmes, abrindo espaço para outro leque de associados, de diretores de cinema a artistas plásticos.
E como um mundo pode conversar com o outro! O clipe engraçadão de Raquel Zimmermann dançando “Poker Face”, de você sabe quem, com o vestido de Gareth Pugh, ficou ainda mais interessante depois que você assiste ao vídeo praticamente em tempo real do estilista desenhando e cortando a peça sobre o molde, no chão de seu ateliê. Eu acho.
Com as facilidades de formato e edição de câmeras, iphones e softwares que até adolescentes de 12 anos podem dominar, a moda agora pode se mover.
Beijos em crossmedia,
Palô.