FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #7: a moda agora pode se mover
    Pensata da Palô #7: a moda agora pode se mover
    POR

    A crise da imagem de moda levou à corrente onda de editoriais em 3D. E até ao i-Pad como eventual tábua de salvação para o declínio das revistas impressas; leia-se declínio da publicidade das revistas impressas.

    Vem da imagem de moda em movimento, entretanto, o sopro de renovação de que tanto precisamos. E de inspiração.

    Por sua natureza, a roupa é tridimensional. Daí a diferença (que abordamos de leve e recentemente aqui nesta seção) entre assistir a um desfile e ver as fotos dele. Daí o crescimento das coberturas de desfiles com recursos de vídeo, que aos poucos foram se estendendo para outros segmentos do mercado de moda – a beleza, dentre as áreas com que essa mídia mais combina.

    Já podíamos sentir esses ventos nas publicidades de perfume (“Egoïste”, de Jean Paul Gaultier por Jean Paul Gaude) e nos videoclipes com pegada fashion (George Michael com o elenco de supermodels do histórico “Freedom”), sentidos hoje com a força de tufões nos filmes de fragrâncias como Chanel e Dior e no filme para “Telephone”, de você sabe quem, dirigido por James Akerlund.


    George Michael – Freedom ’90
    Enviado por jpdc11. – Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.

    Que a justiça seja feita: foi Nick Knight em seu site Showstudio quem desbravou esse território, tendo no projeto Political Fashion o turning point. Foi quando ele chamou profissionais da moda não afeitos à linguagem do vídeo e da Internet para fazerem ouvir suas vozes. Até a voz do coletivo carioca Gema foi escutada globalmente, e de modelos e de maquiadores, e de stylists cujo talento, generosamente, Knight compartilhou conosco. E a Prada, mais uma vez, serviu de antena com suas lindas animações e filmes, abrindo espaço para outro leque de associados, de diretores de cinema a artistas plásticos.

    E como um mundo pode conversar com o outro! O clipe engraçadão de Raquel Zimmermann dançando “Poker Face”, de você sabe quem, com o vestido de Gareth Pugh, ficou ainda mais interessante depois que você assiste ao vídeo praticamente em tempo real do estilista desenhando e cortando a peça sobre o molde, no chão de seu ateliê. Eu acho.

    Com as facilidades de formato e edição de câmeras, iphones e softwares que até adolescentes de 12 anos podem dominar, a moda agora pode se mover.

    Beijos em crossmedia,

    Palô.

    + Leia todas as Pensatas da Palô que já foram publicadas

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW