O que é barroco urbano? O nome soa um pouco truque, mas a explicação faz sentido: o barroco urbano mistura a estética militar (principalmente francesa) com esportes e elementos rococó (sim, o estilo de decoração!). O barroco se faz presente, além de em tecidos e detalhes do décor, em estampas e aplicações extravagantes no melhor estilo bizantino.
A ideia é transformar a roupa casual em uma mistura de shapes históricos, proporções e efeitos esculturais – pense nas golas vitorianas características de Gloria Coelho ou nos bordados recentes de Alexandre Herchcovitch.
O bureau fez um guia explicando alguns dos elementos-chave. Confira:
ESTAMPAS
A inspiração pode vir das estampas exageradas da Versace, na época do fundador Gianni Versace, misturadas digitalmente com gemas coloridas, cordas e correntes douradas, bem bling.
INSPIRAÇÃO NO DÉCOR
Aqui está aberta a porta para experimentação: cordas de cetim e detalhes dourados adicionam opulência ao look, macramé e tapeçaria aparecem em casacos e tricôs e bordados dão nova vida aos tecidos.
APLICAÇÕES
O uso moderno do barroco aparece através da ornamentação excessiva, mas o contraste com o sportswear ou elementos do boudoir transformam o visual em algo mais urbano.
SILHUETAS HISTÓRICAS
Novos shapes podem ser criados através de experimentações com pregas e amarrações medievais, e o uso de tecidos tipicamente de decoração dá volume às peças, criando formas arquitetônicas. A dica é misturar silhuetas históricas com alfaiataria e aplicações joviais.