FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    RiverBlue: novo documentário mostra impacto causado pela indústria do jeans
    RiverBlue: novo documentário mostra impacto causado pela indústria do jeans
    POR Camila Yahn

    Acaba de estrear em São Paulo o documentário RiverBlue, que mostra o impacto da indústria do jeans em rios mundo afora.

    A primeira ideia do diretor David McIlvride era fazer um filme sobre rios do mundo, mas à medida que a pesquisa se aprofundava, ele percebia que outro assunto crescia em importância e que, eventualmente, viraria o tema do filme.

    RiverBlue acompanha o “protetor das águas” e um dos principais conservacionistas do mundo, Mark Angelo, viajando e examinando rios na India, China, Reino Unido, Indonésia, Bangladesh, Zâmbia e Estados Unidos e mostrando como eles têm sofrido com os danos provocados pela indústria do vestuário. Obviamente, rios poluídos e tóxicos fazem mal não apenas para o meio ambiente, mas para as milhões de pessoas que vivem em seu entorno.

    Xiantang, na China, é considerada uma das capitais de denim no globo. Lá é também parte da morada do gigante Pearl River Delta, que o Greenpeace classificou como o rio mais poluído do mundo. Em Xiantang, aproximadamente 300 milhões de calças jeans são produzidas por ano, o equivalente a 40% do jeans vendido nos EUA anualmente.

    A região do Pearl River Delta é fundamental para a economia da China. Para se ter ideia, em 2001 quase 5% dos bens mundiais foram produzidos na área, incluindo roupas, eletrônicos, brinquedos e produtos de plástico. Há milhares de fábricas chinesas e de outros países instaladas no Delta, que já ganhou o apelido de “o chão de fábrica do mundo”. E essa é apenas uma das viagens que a equipe do filme faz.

    Muitas fábricas escondem os tubos debaixo dos rios e só descarregam sua sujeira sem ninguém saber de onde vem. E uma vez na água, os tóxicos não desaparecem ou desintegram, simplesmente continuam viajando no oceano. Segundo o documentário, apenas uma grande marca (que eles omitiram o nome) usa 28 trilhões de galões de água por ano.

    RiverBlue – Official Trailer from RiverBlue on Vimeo.

    Mas além de apenas mostrar a catástrofe, o documentário também mostra soluções e iniciativas de pessoas que tem trabalhado para melhorar a situação, introduzindo maneiras de produção mais sustentáveis na produção e lavagem de um jeans. Lukus Eichmann, por exemplo, é fundador de uma lavanderia sustentável de jeans, a Eco-PRK, na Califórnia. Antes ele desenvolvia os jeans da Opening Ceremony até que criou o método Wiser Wash que reduz a pegada ambiental.

    A designer Orsola de Castro, uma das fundadoras do Fashion Revolution Day, também participa, entre outros especialistas que saíram da indústria tradicional de moda para criar novas técnicas e iniciativas mais sustentáveis.

    Está claro que ninguém quer vestir uma roupa feita por alguém em situação análoga à escravidão. O mesmo acontece com os rios. Você usaria uma roupa que “matou” um rio?

    RiverBlue fez sua estreia global nesta semana e está em cartaz na Unibes Cultural, em São Paulo, em parceria com o Fashion Revolution. Em breve estará disponível no iTunes.

    Não deixe de ver
    Ao lado de Lou Doillon e Rila Fukushima, Kylie Jenner lidera campanha de outono da Miu Miu
    Chanel leva o primeiro desfile Métiers d’Art 2025/26 de Matthieu Blazy a Nova York
    Nicole Kidman, Claudia Schiffer e mais famosos estrelam nova campanha da Balenciaga
    Crocs UK lança nova campanha estrelada por atleta brasileira para enaltecer liga feminina de futebol
    Com curadoria da Nike, Virgil Abloh ganha uma exposição inédita e exclusiva em Paris
    Jisoo, do Blackpink, usa conjunto da Dior e dá spoiler de nova coleção de Jonathan Anderson
    Reserva e Dermage se unem e lançam linha de produtos masculinos de skincare
    Smiley aposta no universo dos esports e lança collab misturando clássicos e novos gráficos
    Bolovo e Discovery lançam loja pop-up no meio da Serra da Mantiqueira, com coleção exclusiva inspirada na natureza
    Orbit Flash: Bottega Veneta lança novo modelo de tênis com solado fino e segue tendência