FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Zara aposta em inteligência artificial para criar imagens de modelos reais

    Dessa forma, a Zara usa inteligência artificial para gerar diversos looks a partir de um mesmo modelo, sinalizando uma nova fase na produção

    Zara adota sistema com inteligência artificial – Reprodução/Getty Images

    Zara aposta em inteligência artificial para criar imagens de modelos reais

    Dessa forma, a Zara usa inteligência artificial para gerar diversos looks a partir de um mesmo modelo, sinalizando uma nova fase na produção

    POR Manuela de Azevedo

    A Zara tornou-se uma das protagonistas mais recentes da era digital na moda ao adotar inteligência artificial para gerar imagens de modelos reais vestindo diferentes peças. A estratégia acelera o processo de produção visual e, ao mesmo tempo, reposiciona a fotografia de moda dentro de um cenário cada vez mais tecnológico. Em vez de múltiplas sessões de fotos, a marca consegue apresentar diversas combinações de looks a partir de um mesmo registro. Dessa forma, a Zara consegue otimizar o tempo, diminuir custos e logística.

    Esse movimento, no entanto, não surge de forma isolada. Nos últimos meses, grandes players do varejo de moda vêm testando soluções baseadas em IA para agilizar campanhas e conteúdos visuais. A sueca H&M, por exemplo, anunciou o uso de clones digitais de modelos para ações de marketing. Enquanto a plataforma europeia Zalando também incorporou inteligência artificial para criar imagens com mais rapidez. Assim, a Zara reforça uma tendência que já se desenha como parte do futuro do fast-fashion.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Um post compartilhado por ZARA (@zara)

    No caso da marca espanhola, pertencente ao grupo Inditex, a IA entra como complemento aos processos tradicionais. A empresa desenvolve as imagens em colaboração direta com as modelos envolvidas, garantindo um certo consentimento prévio e remuneração alinhada às práticas do mercado. Portanto, a tecnologia não substitui completamente as produções físicas, mas amplia as possibilidades de uso.

    Além disso, a aplicação prática da inteligência artificial permite que a Zara teste diferentes peças, cores e combinações. E claro, tudo sem a necessidade de novos deslocamentos ou até mesmo montagens de set. Isso torna o processo mais ágil e responsivo às demandas do consumidor digital, que espera novidades constantes e lançamentos cada vez mais rápidos.

    Saiba mais

    Por outro lado, o avanço da IA na moda levanta debates importantes dentro da indústria criativa. De acordo com a CNN Brasil, especialistas do setor apontam que, apesar de aumentar a eficiência, o uso recorrente dessas ferramentas pode reduzir a frequência de contratações de fotógrafos, modelos e equipes de produção. Esse impacto se estende tanto a profissionais, quanto a novos talentos que buscam espaço.

    Ainda assim, marcas como Zara, H&M e Zalando defendem que a inteligência artificial funciona como uma aliada das equipes criativas, e não como uma substituta direta. Por fim, ao automatizar etapas específicas, a tecnologia libera tempo para que diretores criativos, fotógrafos e stylists foquem em conceitos, narrativas e estratégias visuais.

    Não deixe de ver
    The North Face Purple Label SS26 traz utilitário leve, repleto de atitude urbana
    Com super capa, Juliette Binoche elege look all white da Schiaparelli para Festival de Cinema
    Zendaya aposta no bob perfeito e dita o clima de beleza para o Natal deste ano
    Supreme x Marmot une streetwear e performance na collab Fall 2025
    Kith for Columbia NSE
    Kith e Columbia encerram 2025 com coleção de esqui inspirada na natureza do Japão
    New Balance
    Tênis ou sapato? New Balance oficializa o 1906L Loafer na cor ‘Black/Angora’
    Lupo aposta no conforto e lança primeiro modelo de tênis casual da marca, intitulado ‘Origem’
    Kith lança coleção inspirada em série ‘Os Sopranos’ com Michael Imperioli em campanha
    Coleção 30 anos de Pokémon
    Pokémon 30 Anos: UNIQLO lança coleção inspirada nas artes originais em aquarela