FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Morre Oliviero Toscani, mestre da publicidade e da fotografia provocativa

    Com trabalhos marcantes para Benetton e Colors, o italiano revolucionou a publicidade ao abordar temas como racismo e AIDS.

    Morre Oliviero Toscani, mestre da publicidade e da fotografia provocativa

    Com trabalhos marcantes para Benetton e Colors, o italiano revolucionou a publicidade ao abordar temas como racismo e AIDS.

    POR Redação

    Hoje (13.01), foi anunciado o falecimento de Oliviero Toscani, aos 82 anos, fotógrafo que mudou a publicidade ao transformá-la em um palco e vitrine para questões sociais. Conhecido principalmente por suas campanhas para a United Colors of Benetton nos anos 1980 e 1990, o italiano abordou temas como racismo, AIDS e a pena de morte, rompendo com o tradicional papel da fotografia comercial em campanhas de moda.

    Imagens como o beijo entre um padre e uma freira, ou o retrato da modelo Isabelle Caro denunciando a anorexia, marcaram sua trajetória, frequentemente acompanhada de polêmicas e censuras. Toscani também fundou a revista Colors e dirigiu o Fabrica, think tank criativo da Benetton, consolidando sua visão disruptiva e instigante.

    Com uma carreira que passou por marcas como Chanel, Valentino e Fiorucci, além de revistas como Vogue e Esquire, Toscani se destacou por transformar a imagem em manifesto. O image maker deixa não só um legado de provocações visuais que desafiaram convenções, como uma filosofia em que a beleza é agente transformador, servindo para incomodar, questionar e dar novos horizontes a uma linguagem universal, como é o caso da fotografia.

    Confira alguns de seus trabalhos abaixo:

    Não deixe de ver
    A$AP Rocky usa gravata de Rihanna para tapete vermelho em Los Angeles
    Quais tendências as personagens de ‘And Just Like That’ revelam na última temporada?
    Alma de praia e luxo urbano: Em collab com Adidas, Pharrell reinventa o tênis Jellyfish
    Vans anuncia SZA como primeira diretora artística da marca com parceria de muitos anos
    O vestido brasileiro usado por Carrie Bradshaw na terceira temporada de ‘And Just Like That’
    Carrie Bradshaw se despede das telas: Relembre looks duvidosos usados pela personagem
    Tommy Hilfiger aposta no luxo esportivo com cápsula exclusiva com SailGP
    Joias Tiffany & Co. e bolsa da Cult Gaia: O look grifado de Giulia Be para casamento nos EUA
    Após quatro anos no comando, o CEO Jacopo Venturini se despede da Valentino
    Jogador Jude Bellingham, do Real Madrid, estrela campanha masculina da Louis Vuitton