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    “Brasil é o que mais cresce em e-commerce”, diz diretora do eBay, que lança app de moda no país
    “Brasil é o que mais cresce em e-commerce”, diz diretora do eBay, que lança app de moda no país
    POR Camila Yahn

    O aplicativo de moda do eBay no iPhone ©Reprodução

    Recentemente, o eBay lançou no Brasil o seu aplicativo de moda para Android e IOS, o eBayModa, em português e com preços em real. Além de comprar os produtos, você pode também acessar uma seção de street style, criada em parceria com o blog Chicisimo, e comprar peças parecidas (ou até mesmo iguais) às das fotos. O aplicativo tem também a seção de flash sales (promoções relâmpago), em que algumas marcas expõem os seus produtos por um preço especial durante um curto período de tempo.

    Focado no seu reposicionamento – o eBay passou de um site de leilões para um e-commerce respeitado em que 70% dos produtos são novos -, o site hoje está investindo na área de moda, uma das que mais crescem no comércio virtual, principalmente nas plataformas móveis como smartphones e tablets.

    O FFW conversou com Johnna Hoff, diretora de comunicações do eBay, sobre os próximos passos do e-commerce no Brasil, como funciona o novo aplicativo e qual o futuro do comércio virtual. Leia abaixo a entrevista:

    Quais são suas impressões sobre o Brasil?

    É a minha quarta vez em São Paulo, não conheço mais nada do Brasil. O Brasil tem uma visão muito única da moda e lança muitas tendências. É um mundo muito específico, comparado a outras capitais da moda. Parece que no Brasil todo mundo tem looks diferentes e únicos, o que é muito inspiracional, vir aqui e ver as tendências e as marcas que as pessoas estão usando e como elas as misturam. Notei especialmente nos encontros com imprensa e formadores de opinião, que o street style é muito orgânico e autêntico, você vê pessoas andando na rua com estilo próprio. Da perspectiva do eBay, onde temos muitos itens para vender, desde produtos vintage a peças mais hypadas, o Brasil torna-se um destino muito inspirador para a moda.

    Johnna Hoff, diretora de comunicações do eBay, em conversa com o FFW ©FFW

    E como você vê o comércio online no Brasil?

    O que é incrível no Brasil, e em outros mercados que se estão formando em termos de e-commerce, é o crescimento do segmento e das oportunidades. O Brasil é um dos que mais crescem em comércio virtual, especialmente em smartphones e tablets, a perspectiva é fenomenal para os próximos anos.

    O que mudou no eBay nos últimos tempos?

    O eBay começou como um site de leilões, onde a maior parte dos itens era vintage ou usada. Agora o eBay está completamente diferente. Mais de 70% dos produtos são novos. Embora ainda tenha um portfolio vintage muito grande, os consumidores nos disseram que queriam comprar produtos novos de vendedores de confiança, que é isso que o eBay proporciona. Para nós foi uma viagem de muitos anos. Uma das razões pelas quais o eBay quis focar em moda é porque moda é uma das categorias que mais crescem no site, independentemente do país em que estamos. Os primeiros passos que demos foi pesquisar o que os consumidores querem em diferentes partes do mundo. E o que eles nos disseram é que queriam uma experiência simples, que o site fosse limpo, consistente, que tivesse informação de rastreamento da encomenda. Pegamos tudo isso, começamos as alterações e redesenhamos completamente o site.

    E em que consiste o eBayModa?

    Temos o eBayFashion em outros países, mas este é criado especialmente para o Brasil. É o primeiro produto localizado para o comprador no Brasil. Os preços estão em dólares e em reais. O inventário e o layout é pensado para os consumidores no Brasil, e temos uma seção de flash sales (vendas relâmpago) e uma seção inspiracional que eu acho que é um grande diferencial. Durante muito tempo, o eBay era um lugar onde você ia para comprar um produto específico. Mas ele evoluiu para aquilo que nós chamamos de um endereço inspiracional. Você acessa o site quando sabe o que quer e quer comprar imediatamente, ou quando quer ter só uma ideia de uma seleção de produtos.

    Como funciona essa seção de inspirações?

    O eBay Moda tem uma parceria com o Chicisimo, um site que reúne imagens de street style do mundo inteiro, onde as pessoas se cadastram e fazem uploads do seu look. Aí você navega pelas imagens que servem como inspiração e o aplicativo sugere peças similares ou às vezes até as mesmas peças. O que nos interessa no eBay é dar às pessoas a oportunidade de comprar no momento da inspiração. Quer estejam em um café, no trabalho ou andando pela rua, é importante que as pessoas possam pegar no telefone e comprar produtos.

    Para você, qual o grande diferencial do eBay para a moda?

    Qualquer pessoa pode vender no eBay. Quer você esteja começando uma marca, quer você seja uma marca grande. A beleza do eBay é que existimos sempre com o objetivo de viabilizar as relações comerciais.

    Vocês fazem muitas colaborações de moda?

    Em mercados onde já estabelecemos uma presença fazemos muitas colaborações. Em Nova York fechamos uma parceria com o CFDA para uma campanha chamada “You can’t fake Fashion” (você não pode falsificar a moda) em que os designers desenhavam sacolas exclusivas para o eBay, para que as pessoas soubessem que a maior parte do inventário do eBay é verdadeiro e que trabalhamos com vendedores de confiança. E tem um papel educacional também, que alerta as pessoas para o problema das falsificações.

    E no Brasil?

    No Brasil estamos só começando, mas temos grandes planos. Estamos felizes com a oportunidade de colaborar com alguns designers locais. Vamos ter mais novidades para comunicar no fim do mês, agora não posso adiantar muito mais. (risos)

    Qual será o maior desafio da marca no país?

    A logística de entrega. Estamos trabalhando para entender como podemos melhorar isso. E como podemos trabalhar melhor as formas de pagamentos.

    Como vocês no eBay veem o futuro do comércio virtual?

    O nosso CEO e presidente, John Donahoe, diz que o varejo vai evoluir mais nos próximos três anos do que evoluiu nos últimos 20. É rápido, fluido e é devido às plataformas móveis. O comércio há cinco anos era uma experiência completamente off-line. Mas agora as compras são uma mistura de off-line com online, e enquanto marca ou vendedor, você quer estar onde o consumidor está. Como você faz isso é que está evoluindo muito rápido: primeiro com os smartphones e agora com os relógios. O eBay vai ser um dos primeiros e-commerces a estar presente no novo relógio da Samsung, por exemplo. Então o consumidor pode comprar em qualquer plataforma. E cabe aos vendedores se manterem a par disso.

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