FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Oskar Metsavaht decupa o Made in Brazil no Rio-à-porter
    Oskar Metsavaht decupa o Made in Brazil no Rio-à-porter
    POR Redação

    Na manhã de hoje (11/01), o palestrante Oskar Metsavaht começou avisando que o Instituto-e não é uma marca da Osklen, e sim uma parceria com ela. “É um erro comum”, disse o diretor criativo e presidente do Grupo Osklen, que apresentou, além do ramo de sustentabilidade da empresa, o que imagina para a futura imagem brasileira lá fora.

    Como exemplo de imagem internacional, citou os EUA e o domínio do american way of life (o “made in USA”) e o Japão, que se tornou sinônimo de alta tecnologia (“made in Japan”).

    “Hoje, o Brasil é principalmente um exportador de commodities. A manufatura nacional é vista como de baixa qualidade”, disse. “O ‘made in Brazil’ ainda não é bom.”

    O caminho, de acordo com Oskar, é o desenvolvimento aliado à criatividade e à sustentabilidade, já que o país é significativamente abençoado com recursos naturais e profissionais talentosos. “O Brasil está na moda, mas não é por causa das roupas. O que está na moda é nosso estilo de vida”, disse.

    Metsavaht explicou que a missão do Instituto-e – que já foi citado como modelo de sustentabilidade na moda por nomes como WWF, “Newsweek” e WGSN – é ajudar na criação de uma rede nacional de desenvolvimento humano sustentável, que conecte iniciativas e agentes sociais com “uma sinergia ideológica, de gestão e de mercado.”

    Como exemplo, comentou sobre o selo e-, uma certificação de vários níveis concedida a empresas e ONGs dependendo da adequação do agente em questão nas cinco áreas de atuação do instituto (leia mais aqui). Se aprovada, a empresa concorda com monitoramentos e auditorias periódicas para manter o selo.

    E de monitoramento a Osklen entende: foi a primeira rede de varejo de moda do mundo a ter suas emissões de CO2 neutralizadas através da compra de créditos sociais – os famosos créditos de carbono, presente no ainda mais famoso Protocolo de Kyoto.

    Oskar definiu o Brasil como “um mercado de transição” em termos de sustentabilidade: temos muito para explorar e muito para proteger. Se o país quiser crescer no cenário internacional, tornar-se exemplo de nação ecologicamente sustentável é um dos melhores caminhos para chegar lá.

    + acesse o hotsite oficial do Rio-à-porter: ffw.com.br/rio-a-porter

    Não deixe de ver
    H&M revela coleção e campanha de Réveillon estrelada por Alessandra Ambrósio
    Bruna Marquezine e Seu Jorge
    Bruna Marquezine e Seu Jorge regravam hit brasileiro em campanha de Natal da Hering
    Lindsay Lohan
    Efeito sutiã de cristais: O detalhe inusitado e elegante do vestido de Lindsay Lohan
    Nike e Converse lançam coleção inspirada em ‘Stranger Things’ para temporada final
    Beyoncé se joga na tendência racecore com look da Louis Vuitton durante o GP de Las Vegas
    MM6 Maison Margiela x Timex
    Collab MM6 Maison Margiela X Timex lança releitura do T80 e relógio de dedo
    Nike Ja 3 “Christmas”
    Nike Ja 3 ‘Christmas’: Lançamento traz design degradê e tecnologia ZoomX
    Reebok irá fabricar óculos no Brasil e adianta nova coleção com 22 modelos
    Tailândia em ascensão? Dior nomeia Lingling e Orm como novas embaixadoras
    Coleção Holiday 2025 da Palace
    Palace anuncia coleção Holiday 2025 com peças coloridas e estampadas