A Sensihemp, marca portuguesa sediada na Póvoa de Varzim, conquistou o prémio de melhor marca de moda sustentável na Circular Sustainable Fashion Week de Madrid. O reconhecimento concedido pelo projeto espanhol “The Circular Project”, destaca a excelência da marca no trabalho com o cânhamo como matéria-prima central.
Como parte do prêmio, a Sensihemp garantiu presença durante um ano na loja The Circular Project, situada no centro da capital espanhola. Além de apoios estratégicos e uma consultoria especializada em comunicação.
Fundada em 2021 por Marta Vinhas, profissional com duas décadas de experiência no setor têxtil, a Sensihemp apresenta-se como um projeto ético e local. Desde sua criação, a marca construiu uma proposta centrada na sustentabilidade, utilizando exclusivamente o cânhamo cultivado de forma responsável em território português. Com foco em desperdício zero e circularidade total, a marca desenvolve peças atemporais, de longa durabilidade e forte apelo artesanal, fazendo com que o trabalho de comunidades locais seja amplamente valorizado.
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Durante o evento em Madrid, a marca estreou sua nova linha feminina, sinalizando uma fase de expansão. Inicialmente voltada para modelos unissex, a Sensihemp passou a atender à crescente procura por cortes adaptados ao corpo feminino. Essa evolução reflete não apenas a resposta às demandas do público, mas sim o amadurecimento do projeto.
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A coleção apresentada contou ainda com uma colaboração especial com a marca algarvia J-Ant. Entretanto, o resultado dessa parceria traduziu-se em quatro peças de caráter artesanal, confeccionadas com detalhes feitos à mão e técnicas de upcycling, que só reforçam o compromisso conjunto com as práticas conscientes.
Sobre a marca
Dessa forma, a produção da Sensihemp ocorre integralmente em Portugal, envolvendo artesãos e parceiros da indústria têxtil nacional. Mesmo que parte da fibra de cânhamo ainda seja importada da Europa, devido à ausência de um sistema industrial de processamento têxtil no país, a marca trabalha para internalizar toda a cadeia produtiva a médio prazo.
Além da loja física sazonal na Póvoa de Varzim, a marca distribui internacionalmente, com alguns pontos de venda na Finlândia, Ilha da Reunião e Estados Unidos. Atualmente, a marca prepara o relançamento de sua loja online, com o objetivo de ampliar sua acessibilidade. E por fim, consolidar a sua missão de tornar a moda em cânhamo uma referência global de sustentabilidade.