FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Enjoei abre sua primeira loja física em São Paulo, o lucro recorde da plataforma de roupas second-hand Vinted e muito mais

    As principais notícias – do consumo consciente! – da semana que você não pode deixar de saber.

    Enjoei abre sua primeira loja física em São Paulo, o lucro recorde da plataforma de roupas second-hand Vinted e muito mais

    As principais notícias – do consumo consciente! – da semana que você não pode deixar de saber.

    POR Julia Lange

    Vestiaire Collective: “A ideia de que fast fashion é mais acessível é errada”

    A Vestiaire Collective, plataforma de compra e venda de roupas second-hand, em parceria com a Vaayu, software de Inteligência Artificial (IA) para monitorar o impacto ambiental em tempo real das empresas de moda, lançou um estudo que analisa o comportamento do consumidor neste segmento. Segundo o estudo, 79% dos artigos comprados na Vestiaire Collective evitam uma compra “pela primeira vez”, “o que significa que a maioria dos compradores opta por itens usados em vez de novos”. Além disso, a plataforma também verificou que apenas 12% dos pedidos são compras por impulso, “indicando que a maioria das compras é considerada e intencional”. Ao comparar com o segmento de moda em “primeira mão”, a Vestiaire Collective concluiu que comprar um item usado tem um custo ambiental 90% menor. “Estes resultados destacam a importância do mercado second hand na promoção de um consumo mais consciente e sustentável”, finaliza a investigação.

    Plataforma Vinted registra recorde de vendas e registra lucro pela primeira vez

    A loja online e app de second-hand e revenda de peças Vinted (que brinca com a sonoridade da palavra vintage), fundado na Lituânia em 2008, atingiu um recorde de aumento de vendas. A plataforma chegou a registrar prejuízos por um período, mas, pela primeira vez em sua história, reportou um aumento de vendas de 61%, chegando a quase 600 milhões de euros. Isso é apenas mais um exemplo da força cada vez mais significativa do mercado second-hand, que espera atingir 73 bilhões de dólares em faturamento até 2028, com uma média de crescimento anual de 11%, segundo estudos do ThredUp.

    Enjoei abre primeira loja física na cidade de São Paulo

    A Enjoei anunciou a abertura de sua primeira unidade física em São Paulo no final do mês de abril. O marketplace de compra e venda de roupas usadas já soma mais de 15 anos no ambiente digital escolheu o bairro da Vila Madalena para o primeiro ponto físico. Um processo de expansão para outros pontos locais por meio do modelo de franquias está nos planos da empresa que quer chegar a 300 lojas. Além disso, a Enjoei trará lojinhas de celebridades em suas unidades físicas onde os consumidores poderão adquirir roupas usadas por nomes como GKay, Malu Borges entre outras.

    Mercado de second-hand cresce 7 vezes mais do que o de roupas novas

    O mercado de roupas usadas nos EUA atingiu US$ 43 bilhões (equivalente a R$ 224 bilhões) em 2023, quase o dobro dos US$ 23 bilhões (119,8 bilhões) registrados em 2018, segundo relatório da ThredUp. O mercado global de roupas usadas cresceu três vezes mais rápido do que o mercado geral de varejo de roupas em 2023, conforme aponta o relatório. O CEO da ThredUp, James Reinhart, apontou que o aumento se deve à conscientização do consumidor em relação à indústria.

    Riachuelo lança primeira coleção de moda circular

    A Riachuelo anunciou o lançamento de sua primeira coleção de moda circular, cujas peças foram confeccionadas com fibras recicladas, provenientes de resíduos têxteis de sua própria fábrica. O projeto é o primeiro produto do Hub de Inovação em Circularidade da marca, estabelecido em 2002, e contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). De acordo com a marca, a coleção possibilitou a reutilização de mais de oito toneladas de resíduos têxteis, que viraram camisetas, shorts, moletom, e peças jeans, incluindo jaqueta, calças, saia e colete. As parceiras para que isso fosse possível foram Vicunha e Tecelagem Dalila.

    Segundo o BoF, a utilização do plástico na moda está longe de acabar

    Um novo estudo realizado pelo centro de investigação e desenvolvimento do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos EUA, descobriu que os plásticos cresceram em uso mais do que qualquer outro material na Terra durante a última década, com consequências significativas e prejudiciais para a saúde humana e o ambiente. A poluição por carbono criada pela produção de plástico é responsável por 2,24 gigatoneladas de CO2 por ano, ou quase cinco por cento de todas as emissões globais. O plástico, na forma de poliéster, acrílico, náilon e elastano, já é parte da indústria da moda. Segundo o BoF, o poliéster barato, durável, funcional e abundante é hoje o têxtil mais utilizado no mundo, representando mais de metade da produção global. Nem sempre foi assim; antes de 2000, as fibras naturais dominavam a indústria da moda. Um relatório recente patrocinado pela Lululemon e publicado pelo grupo comercial Textile Exchange, chamado “The Future of Synthetics”, afirma que grandes marcas da indústria ainda são dominadas por interesses corporativos e estão focadas na promessa de reciclagem e reutilização, apoiando-se em tecnologias que ainda não foram comprovadas em escala, não são competitivas em termos de custos e não conseguem resolver o problema fundamental da superprodução.

    Levi´s lança coleção sustentável com peças feitas com algodão de transição

    A Levi’s lançou sua mais recente coleção WellThread, mantendo seu compromisso com a sustentabilidade, estilo e inovação. A linha utiliza algodão de transição e corantes naturais para reduzir os impactos ambientais da produção de roupas, oferecendo peças atemporais em tons neutros e tradicionais. O algodão de transição é fornecido por pequenos agricultores na Índia, incentivando práticas agrícolas sustentáveis. A coleção inclui peças como a calça Orchard Soft-Structured e a jaqueta Down to Earth Trucker para mulheres, além do Mom Shorts que possui uma estampa botânica pixelizada feita à base de plantas em azul claro quase imperceptível.

    Não deixe de ver
    Dolce & Gabbana revela nova coleção masculina com foco nas multifaces do pijama
    Collab entre Nike e Kim Kardashian é adiada e nova data ainda é indefinida
    Ícones da moda se unem à Mother, Daughter, Holy Spirit em apoio aos direitos trans
    Bvlgari anuncia projeto de novo resort e mansões da marca em Abu Dhabi para 2030
    Scarlett Johansson chama atenção em première de ‘Jurassic World’ ao usar vestido texturizado
    O ‘novo clássico’: Ader Error e Converse apresentam terceira colaboração global
    Ícones sempre voltam! Prada apresenta novo produto com estampa icônica da coleção SS11
    Selena Gomez usa vestido elegante da Miu Miu para gravação ao lado de famosos
    Parceria diferente: Porsche lança edições limitadas em collab com a Ferragamo
    Levi’s lança nova coleção celebrando a comunidade LGBT+ e faz parceria com Gloria Groove