FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Rei Kawakubo fala sobre inovação, fast-fashion, novos estilistas e… aposentadoria?
    Rei Kawakubo fala sobre inovação, fast-fashion, novos estilistas e… aposentadoria?
    POR Redação

    Um dos poucos nomes da indústria da moda que ainda podem ser considerados de vanguarda, Rei Kawakubo é tão respeitada quanto reclusa; por isso, quando ela fala, o mundo fashion escuta _e foi exatamente isso que aconteceu quando ela concedeu uma rara entrevista ao WWD na abertura de sua nova loja multi-marcas em Pequim.

    rei-kawakubo-da-entrevista-rara-ao-wwd

    Rei Kawakubo na abertura de sua nova loja em Pequim ©Jonah M. Kessel/WWD

    Durante a conversa, a estilista deu opiniões sinceras e reveladoras sobre sua carreira, motivações e o futuro da Comme des Garçons. Questionada sobre suas inspirações, ela admitiu uma crescente dificuldade na criação de novas coleções: “… A motivação sempre foi criar algo novo, algo que não existia antes. Quanto mais experiência eu tenho e quanto mais roupas eu faço, mais difícil fica para criar algo novo. Uma vez tendo feito algo, não quero fazer novamente, então as possibilidades estão ficando cada vez menores”.

    A respeito do mercado de varejo e de luxo, Kawakubo acredita que “Agora, com o fast fashion, o valor da criação está sumindo, e coisas muito caras não são interessantes”, e revela uma vontade de fazer transformações: “Há uma situação de mentes fechadas que impede movimentos e mudanças. Eu sempre penso que eu gostaria de acabar com isso, e eu já usei isso (o “closed-mindedness”) como tema para coleção, mas simplesmente não consigo acabar com isso. Eu quero que as pessoas acordem, mas não acho que consigo fazê-lo tanto quanto eu gostaria”.

    A entrevista termina com uma crítica à nova geração (“Falta disciplina. E não é só na moda, eu acho… (pessoas jovens) ficam satisfeitas muito facilmente. Elas não são suficientemente rigorosas consigo mesmas”), mas o clímax da conversa é mesmo quando o assunto é o futuro da marca. Quando questionada sobre a possibilidade de que algum dia ela não queira mais criar ou não tenha mais ideias, Kawakubo se limita, de acordo com WWD, a um “silêncio completo e desconfortável”.

    A conversa segue quando a reportagem pergunta se ela consideraria vender a empresa: “Eu acho que não há ninguém quer iria querer comprá-la. Eu faço tudo sozinha, então há muito poucas pessoas que poderiam fazê-lo. Você acha que há alguém que iria querer comprar?”. Nessa hora, Adrian Joffe, diretor executivo da Comme des Garçons e marido da estilista, diz, em meio-tom de brincadeira: “Estamos esperando uma oferta”.

    Não deixe de ver
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia