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    FFW Radar: Menat cria jóias inspiradas na cultura jovem carioca

    A marca de joias que bebe das referências das ruas e da cena musical do Rio de Janeiro, mantendo as técnicas dos antigos ourives

    FFW Radar: Menat cria jóias inspiradas na cultura jovem carioca

    A marca de joias que bebe das referências das ruas e da cena musical do Rio de Janeiro, mantendo as técnicas dos antigos ourives

    POR Gabriel Fusari

    Misturando o melhor do Brasil com Egito, Menat é uma marca autoral que bebe das referências das ruas e da cena musical do Rio de Janeiro, mantendo as técnicas de ourive desenvolvidas no Cairo. Fundada por Pedro Barcellos, a marca já é querida por alguns dos maiores nomes do funk e trap, como L7nnon, Mc Cabelinho, Bella Campos, MC Ryan SP, Felp22, WC no Beat e Filipe Ret. Observando o estilo das ruas, Pedro considera que os jovens são os novos faraós da vanguarda, construindo seu império com a arte. Em sua coleção de estréia chamada CAI.RIO, oito peças são apresentadas, sendo elas anéis, pulseiras e pingentes, todos de ouro. Todas elas são batizadas com palavras que representam sua mensagem, sendo: Origem, Caminho, Guarda, Legado e Memória. A seguir, você confere a entrevista na íntegra. 

    Idade?
    34.

    Onde reside, onde começou a marca?
    Atualmente moro em Ipanema, mas cresci em Copacabana, onde surgiu a Menat.

    Como a Menat começou?
    Eu já trabalhei como entregador, vendedor em shopping, telemarketing, etc. Sempre fazia negócios com o dinheiro que juntei nesse período: comprava e vendia joias usadas, celulares, roupas, bicicletas e até tênis e relógios. Em certo momento, conheci um cara que me chamou para trabalhar com ele neste ramo e então passei a aprender ourivesaria. 

    Com o boca a boca, os trabalhos de personalização começaram a aumentar para mim. Até que um cliente me indicou para o Felp22 e criamos jóias que ele e a equipe da Medellin Records adoraram. Com esse primeiro contato bem sucedido, ele e o WC me incentivaram a divulgar o trabalho através das redes sociais e assim nasceu a Menat. Eu escolhi esse nome por ser o nome dos colares egípcios. Essa técnica de correntaria foi a primeira que aprendi, então fez bastante sentido pra mim.

     

    Como define o seu trabalho, sua estética, seu universo criativo?Nossa estética é totalmente ligada ao lifestyle carioca, e o nosso universo criativo é a rua. De forma geral estamos inseridos no movimento de vanguarda, o movimento funk e hip-hop, vivemos e entendemos as tendências que surgem no centro dessa cultura.

    Quais os materiais que costuma e/ou mais gosta de usar?Trabalhamos com ouro e prata, preferimos criar nossas joias em ouro e gemas preciosas.

    Quais os próximos passos da Menat?
    Hoje queremos que nosso negócio seja reconhecido como uma marca, buscamos essa mudança de percepção do consumidor, que não somos mais apenas uma personalizadora de jóias. Somos uma marca que personaliza jóias para clientes selecionados.

    Onde as peças podem ser encontradas?
    Atualmente no instagram e, em breve, no nosso site.

    Se tivesse que definir em uma palavra suas peças, qual seria?Reparação, porque acreditamos que contar essa história através de joias, que são artigos de luxo, é uma maneira de fazer uma reparação, ao ocupar um lugar que antes não podíamos ou que achávamos que jamais seria possível.

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