FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    FFW Radar: Conheça a Opus

    Marca de Niteroi combina moda e arte em diversas facetas

    FFW Radar: Conheça a Opus

    Marca de Niteroi combina moda e arte em diversas facetas

    POR Gabriel Fusari

    Quem é entusiasta de moda, com certeza já deve ter se deparado com editoriais apresentando uma calça ondulada, feita de algodão cru e madeira. Se você não conhecia a marca por trás da peça, agora você conhece: Opus, marca fundada em Niterói pelo casal Breno Samel e Teo Bressane-Sabadin, de 21 anos. A marca surgiu no convívio diário da dupla que compartilhavam e opinavam entre si o processo criativo de seus projetos. Com interesses próximos e interdisciplinaridade, foram amadurecendo a ideia de se juntarem na produção de uma marca, que pauta seu trabalho nas amplas possibilidades de transformação da arte.  Cinema, música e arquitetura são os temas que orbitam no universo criativo da Opus, que ganha esse nome pelo amor ao teatro e a ópera do casal. Chamada de Opus 1, lançando look por look até chegarem no look final da coleção e depois disso muda a temática e vem Opus 2.  O FFW conversou com a dupla para entender melhor a essência da marca. 

    Teo Bressane-Sabadin e Breno Samel

     

     

    Idade?
    Ambos temos 21.

    Onde reside, onde começou a marca?
    Residimos em Niterói, onde começamos a marca. Mas temos relações bastante próximas com São Paulo, que esteve presente ainda nos primeiros passos da Opus.

    Qual a formação?
    Breno faz faculdade de Design com ênfase em Moda.

    Teo, com formação primária em Artes Visuais, faz dupla graduação em Cinema e Ciências Sociais. 

    Quando começou a marca em si?Já tínhamos interesse na multidisciplinaridade do processo criativo, mas foi quando um começou a dar pitaco no trabalho do outro que se estruturou a Opus, ainda em 2022. Estávamos tão envolvidos nos projetos um do outro que foi um passo natural passar a assinar como dupla.

    Como define o seu trabalho, sua estética, seu universo criativo?Nos inspiramos muito pelo nosso cotidiano e também por nosso ofício. Queremos discutir com as nossas coleções a roupa como estrutura, o que é a moda hoje e o que ela pode vir a ser. Estamos explorando suas fronteiras com outras disciplinas, como o cinema, a arquitetura, o paisagismo, a literatura, a música… O próprio nome Opus surge desse contexto: deriva de ópera, que é sua forma no plural, ou seja, um conjunto. Tem um pouco da filosofia wagneriana da Gesamtkunstwerk (obra de arte total) nisso tudo também, mas sempre situando onde entra o Brasil — precisamos abraçar nossa realidade.

    Foto: Brett Banducci

    Quais os materiais que costuma e/ou mais gosta de usar?
    A gente gosta de trabalhar com tecidos naturais e fazemos questão de comprar os orgânicos e de pequenos produtores nacionais sempre que possível. Quando usamos algo sintético, optamos por aqueles feitos a partir de PET reciclado. Resgatamos muito tecido de descarte da grande indústria, também — são materiais em perfeito estado que iriam ao lixo.

    Mas, para além do têxtil, criamos algumas peças únicas em madeira natural e estamos estudando incorporar outras matérias-primas nas produções da Opus, como chapas de aço inox, para dar um exemplo.

    Quais os próximos passos?Explorar outros suportes, para além da roupa, que estabeleçam esse mesmo diálogo com a moda, como os arranjos florais que já fazemos. A relação mobiliário-roupa é certamente uma área de pesquisa e experimentação também. Estamos em um contexto tropical, temos matérias-primas únicas, culturas únicas e um legado em Design igualmente rico no nosso país. Independente de qual for o próximo passo, temos a preocupação de celebrar essa imensa bagagem ao fazê-lo.

    Onde as peças podem ser encontradas?
    Postamos nossas criações majoritariamente no instagram da marca e estamos aceitando as primeiras encomendas nesse mês de Maio. Algumas chegam a ir pro feed, mas peças únicas ou com tiragem limitada costumamos anunciar pelos stories, com mais detalhes das roupas e do nosso processo de ateliê.

    Se tivesse que definir em uma palavra suas peças, qual seria?Opulência, claro.

     

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas