FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    São Paulo registra aumento do custo de vida e tem aluguél considerado maior do Brasil

    Com aluguel mais caro do Brasil, o custo de vida da capital paulistana tem impactado diretamente classes de menor renda e os jovens, que tem optado em migrar para o interior.

    São Paulo registra aumento do custo de vida e tem aluguél considerado maior do Brasil

    Com aluguel mais caro do Brasil, o custo de vida da capital paulistana tem impactado diretamente classes de menor renda e os jovens, que tem optado em migrar para o interior.

    POR Gabriel Fusari

    O sonho de trocar o interior pela capital já inspirou histórias, músicas e filmes sobre quem buscava novas oportunidades em São Paulo. Mas, desde a pandemia, esse movimento tem se invertido: cada vez mais pessoas – entre elas muitos jovens – estão deixando a metrópole para voltar ao interior, principalmente por causa do custo de vida cada vez mais alto.

    São Paulo, que atingiu o pico de 11,5 milhões de habitantes em 2019, registrou uma redução de 0,7% em sua população até 2023. É o primeiro declínio consistente em um século, motivado por fatores como a queda na taxa de natalidade, o aumento do número de óbitos e, sobretudo, o peso crescente das despesas para viver na maior cidade do Brasil.

    Atualmente, São Paulo é a capital mais cara do país, liderando o ranking global de custo de vida da consultoria Mercer, onde avançou 28 posições em 2024, alcançando o 124º lugar entre 226 cidades. Esse aumento reflete a alta da inflação e a valorização do dólar, que impactaram diretamente os preços de alimentos, transporte, saúde e energia.

     

    ALUGUEL

    Quando o assunto é moradia, o custo de vida se torna ainda mais elevado. Segundo o Índice FipeZAP, que acompanha a variação dos valores de aluguel em 36 cidades brasileiras, São Paulo registrou até dezembro de 2024 a maior alta no país. O preço médio do aluguel na capital chegou a R$57,59 por metro quadrado, o que significa que o valor para viver num imóvel de 50 m² custa, em média, R$2.879. Isso sem incluir despesas adicionais como condomínio e IPTU.

     

    CUSTO DE VIDA

    O Índice de Custo de Vida por Classe Social (CVCS), medido pela FecomercioSP, revelou que o custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo encerrou 2024 com alta de 4,9%, acima dos 3,83% registrados em 2023. As classes de menor renda sentem esse impacto de forma mais intensa, já que alimentos e transportes, que tiveram altas significativas, representam uma parcela maior de seus gastos.

    Enquanto isso, o interior e as cidades mais próximas da capital se tornam uma alternativa cada vez mais atrativa, oferecendo uma combinação de menor custo de vida e qualidade de vida superior, atraindo aqueles que buscam fugir do peso financeiro da metrópole sem abrir mão de seus sonhos e projetos.

    Não deixe de ver
    De Fendi à estilo de Carrie Bradshaw: Os looks de Ariana Grande no VMA 2025
    Ícone fashion! Hailey Bieber exibe produções que revelam seu estilo autêntico e único
    Homens de Birkin: a bolsa favorita delas vira febre entre atletas
    Luxo, ousadia e muita autenticidade: Os looks do VMA 2025 que dominaram o tapete vermelho
    Allbirds anuncia parceria com a Pantone e apresenta nova coleção com 19 cores
    Eva Mendes brilha na campanha da Stella McCartney, intitulada ‘Laptop to Lapdance’
    Lauryn Hill lança coleção inspirada no Brasil durante passagem pelo país
    FFW Sounds: A força criativa de Zé Ibarra, da MPB à experimentação sonora contemporânea
    Impala lança nova coleção POV em collab com influencers da geração Z
    Vicky Krieps é a nova embaixadora da Bottega Veneta e estreia look poderoso em Veneza