FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    São Paulo registra aumento do custo de vida e tem aluguél considerado maior do Brasil

    Com aluguel mais caro do Brasil, o custo de vida da capital paulistana tem impactado diretamente classes de menor renda e os jovens, que tem optado em migrar para o interior.

    São Paulo registra aumento do custo de vida e tem aluguél considerado maior do Brasil

    Com aluguel mais caro do Brasil, o custo de vida da capital paulistana tem impactado diretamente classes de menor renda e os jovens, que tem optado em migrar para o interior.

    POR Gabriel Fusari

    O sonho de trocar o interior pela capital já inspirou histórias, músicas e filmes sobre quem buscava novas oportunidades em São Paulo. Mas, desde a pandemia, esse movimento tem se invertido: cada vez mais pessoas – entre elas muitos jovens – estão deixando a metrópole para voltar ao interior, principalmente por causa do custo de vida cada vez mais alto.

    São Paulo, que atingiu o pico de 11,5 milhões de habitantes em 2019, registrou uma redução de 0,7% em sua população até 2023. É o primeiro declínio consistente em um século, motivado por fatores como a queda na taxa de natalidade, o aumento do número de óbitos e, sobretudo, o peso crescente das despesas para viver na maior cidade do Brasil.

    Atualmente, São Paulo é a capital mais cara do país, liderando o ranking global de custo de vida da consultoria Mercer, onde avançou 28 posições em 2024, alcançando o 124º lugar entre 226 cidades. Esse aumento reflete a alta da inflação e a valorização do dólar, que impactaram diretamente os preços de alimentos, transporte, saúde e energia.

     

    ALUGUEL

    Quando o assunto é moradia, o custo de vida se torna ainda mais elevado. Segundo o Índice FipeZAP, que acompanha a variação dos valores de aluguel em 36 cidades brasileiras, São Paulo registrou até dezembro de 2024 a maior alta no país. O preço médio do aluguel na capital chegou a R$57,59 por metro quadrado, o que significa que o valor para viver num imóvel de 50 m² custa, em média, R$2.879. Isso sem incluir despesas adicionais como condomínio e IPTU.

     

    CUSTO DE VIDA

    O Índice de Custo de Vida por Classe Social (CVCS), medido pela FecomercioSP, revelou que o custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo encerrou 2024 com alta de 4,9%, acima dos 3,83% registrados em 2023. As classes de menor renda sentem esse impacto de forma mais intensa, já que alimentos e transportes, que tiveram altas significativas, representam uma parcela maior de seus gastos.

    Enquanto isso, o interior e as cidades mais próximas da capital se tornam uma alternativa cada vez mais atrativa, oferecendo uma combinação de menor custo de vida e qualidade de vida superior, atraindo aqueles que buscam fugir do peso financeiro da metrópole sem abrir mão de seus sonhos e projetos.

    Não deixe de ver
    50 anos da casa de moda Giorgio Armani: As comemorações da grife ao longo do ano
    O vibrador de Harry styles: cantor lança sexy toys de sua marca Pleasing
    Polo Ralph Lauren revela nova coleção que faz referência ao estilo e cultura afro-americana
    LVMH registra queda de 9% nas vendas de moda e couro no 2º trimestre
    Sydney Sweeney estrela campanha da American Eagle e marca lança jeans inspirado na atriz
    O movement director brasileiro que está moldando uma nova profissão cada vez mais presente em campanhas, comerciais e desfiles
    Lilly Pulitzer lança iniciativa comemorativa ‘Vintage Vault’ com biblioteca de estampas
    Ela está de volta! Paddington Bag, da Chloé, retorna ao cenário fashion e viraliza nas redes
    Grupo Rohto Mentholatum impulsiona a febre dos cosméticos asiáticos no Brasil
    O estilo clean e poderoso de Pamela Anderson para a divulgação de novo filme