Lembra quando falamos aqui da reafirmação da masculinidade? O WGSN concorda e aponta uma direção: o clássico cowboy americano. De acordo com o bureau, a estética cowboy leva para o menswear traços mais heróicos e mais, obviamente, masculinos.
O cowboy não foi escolhido por acaso. Além de estar presente em desfiles, também surge na esfera da cultura: Jim Krantz, o fotógrafo criador das clássicas campanhas da Marlboro, expôs recentemente na Colette, e o artista Richard Prince lança em 2010 o livro “Four Cowboys”, que inclui novas versões das fotos de Krantz. O mundo dos cowboys também é referência nos trabalhos luxuosos de Tom Ford e Ralph Lauren, ambos donos de belos ranchos nos EUA.
A estética pode surgir através de um casaco de lã de ovelha (como as jaquetas da Burberry) ou um simples acessórios de couro cru, mas o WGSN não parou por aí e fez uma lista de itens que traduzem essa nova vontade:
PONCHOS
Inspire-se em Clint Eastwood e use-os sobre camisas ou coletes. Segundo o bureau, tanto versões tradicionais como com estampas típicas de nativos americano já estão tornando-se febre em Tóquio.
COLETES
Coletes podem ser rústicos ou de alfaiataria, com detalhes em camurça crua ou nos ombros, de tecidos de algodão estampado, jeans, com abotoamento duplo ou franjas.
DETALHES EM CAMISAS
Mudando um pouco do famoso quadriculado, as camisas contrastam tecidos e estampas (as cores são tons de azul, marrom e vermelho), apresentam golas curtas, detalhes dominantes nos bolsos e, por vezes, aparência amassada. Também há dicas de como arrumar os botões: não feche nenhum ou feche apenas alguns de baixo.
TRICÔS NATIVOS
As técnicas tradicionais de nativos americanos progridem e adquirem detalhes como franjas e tecidos de interiores (um pouco de barroco, talvez?). As cores são um pouco mais específicas: vermelho escuro, caramelo e azul claro.
JAQUETAS DE RANCHO
As jaquetas são ajustadas na cintura, a lã de ovelha domina em detalhes (e ainda ajuda a aquecer) mas tecidos mais leves, como camurça, também são bem-vindos. As jaquetas estampadas com detalhes pretos adicionam sofisticação, enquanto detalhes na parte fronteira (como bolsos) ajudam a manter a peça funcional.