O que começou como uma escolha prática tem se consolidado como uma das estéticas mais marcantes do momento. Nas redes sociais, principalmente no TikTok e no Instagram, cresce a adesão ao chamado “vestuário de baixa energia”, um estilo baseado em silhuetas simples, cores discretas e combinações sem esforço aparente.
Mais do que conforto, a proposta constrói uma nova linguagem visual que valoriza naturalidade, funcionalidade e discrição como símbolos de estilo. Na prática, isso se traduz em camisetas básicas, calças de corte reto, tricôs neutros, moletons, tênis minimalistas e maquiagem quase imperceptível.

O visual sugere facilidade, ainda que, muitas vezes, exista uma curadoria cuidadosa por trás dessa aparência descomplicada. A estética dialoga com outras tendências recentes, como o luxo silencioso e o visual “clean”, também trazendo a ideia do cansaço para o vestuário, já que quem está cansado, não tem tempo para grandes produções.
Especialistas observam que o movimento também carrega mensagens sobre identidade. Para a psicóloga da moda Dion Terrelonge, “quando alguém se veste de forma simples, isso sugere decisão. Lê-se como saber quem você é”, segundo a Harper’s Bazaar US. Nesse contexto, a simplicidade passa a comunicar segurança e coerência pessoal, em vez de desleixo.

Rotinas e looks
A influência das redes sociais é decisiva na consolidação desse estilo. Vídeos que mostram rotinas de beleza discretas e looks neutros acumulam milhões de visualizações, transformando a “facilidade” em ideal. Como aponta a especialista Kate Nightingale, ainda segundo o portal, “o desempenho da facilidade tornou-se aspiracional”. Assim, o que parece espontâneo muitas vezes é resultado de uma estética bem construída.
@lotte.world Introducing a low energy, high impact formula: classics with a statement jacket. It will always work and it takes little energy! Lotte stylist Sam shows us her version #lottev1 #lottestyling #fashiontiktok #personalstylist #sustainablefashion #stylingtips #personalstyle ♬ Rich Flex – Drake & 21 Savage
Ao mesmo tempo, o visual acompanha uma mudança mais ampla no consumo de moda, com maior valorização de peças versáteis, duráveis e atemporais. O “vestuário de baixa energia” se firma, portanto, não apenas como reflexo de um estado emocional coletivo, mas como uma direção clara da moda contemporânea. Nela, simplicidade, conforto e intenção definem o novo código de elegância.