Durante mais uma edição de São Paulo Fashion Week, nesta sexta-feira, 16, a VEJA revelou sua primeira colaboração com a marca cearense Catarina Mina. O lançamento celebra o modelo ETNA, mas agora reinterpretado com um toque artesanal e 100% brasileiro! Com edição limitada a apenas 144 pares, a novidade reforça o compromisso das marcas com o design sustentável e a valorização do trabalho manual.
A collab une o savoir-faire da VEJA com o trabalho autoral das artesãs da Catarina Mina, responsáveis pelas aplicações em crochê feitas à mão, que transformam cada par em uma peça única. Além disso, os detalhes, fixados manualmente pelo sapateiro da VEJA, na loja da Oscar Freire, em São Paulo, garantem exclusividade em cada produção.
Ver essa foto no Instagram
Mais do que um produto de moda, a sandália ETNA nasce da convergência entre estilo, consciência socioambiental e valorização cultural. “Nosso intuito com essa colaboração é levar a arte manual do crochê para as passarelas, destacando a narrativa do handmade e o tempo necessário para criar algo verdadeiramente único”, afirma Fernanda Almeida, gerente de comunicação LATAM da VEJA.
Saiba mais
Fundada por Celina Hissa em 2005, a Catarina Mina construiu sua trajetória valorizando o artesanato cearense e promovendo o protagonismo feminino nas comunidades locais. A marca foi pioneira na transparência de produção: cada peça traz um QR code que rastreia sua origem e conta a história da artesã que a produziu.
A sandália ETNA, pensada para oferecer conforto e estilo, traz palmilha anatômica e tiras com fechamento em velcro. Entre os detalhes, destacam-se o logo da VEJA em uma das tiras e quatro cruzes bordadas artesanalmente na outra. Por fim, o couro utilizado é 100% rastreável, vindo de fazendas certificadas no Uruguai e no Brasil, além de ser curtido sem químicos nocivos.