Valentino Garavani faleceu aos 83 anos na última segunda-feira, 19. No entanto, seu funeral acontece nesta sexta-feira, 23, na Basílica di Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, em Roma. Nomes importantes e ícones da moda e Hollywood marcaram presença no local. Saiba os detalhes!
A cerimônia de despedida acontece após o velório de dois dias no PM23, centro cultural da Fondazione Valentino Garavani. O caixão foi colocado sob um lustre de flores brancas antes de seguir para a igreja na capital italiana, de acordo com a Vogue. No local, Anna Wintour estava acompanhada por Tom Ford e estilstas como Alessandro Michele, diretor da maison, e Pierpaolo Piccioli, que comandou a marca por 16 anos, foram se despedir.
Outros nomes como Donatella Versace e Maria Grazia Chiuri, da Fendi, também estiveram lá. Além disso, estrelas como Anne Hathaway com Adam Shulman, Anna Wintour, Olivia Palermo e Johannes Huebl, Bianca Brandolini d’Adda também se despediram. A basílica foi tomada por um mar de flores brancas e fãs se despediram do lado de fora com cartazes e mensagens de carinho. Aliás, muitos vestiram acessórios em tom vermelho, icônico de Valentino.


Adeus a Valentino!
O designer italiano marcou a moda com sua noção de elegância e glamour. Além disso, consagrou ícones como o “rosso Valentino”, ou o vermelho Valentino, e vestindo gerações de mulheres em todo o mundo.
Valentino começou a carreira em Paris, retornou à Itália e, em 1960, abriu sua própria casa de moda em Roma, onde rapidamente se tornou símbolo de luxo e sofisticação global. Sua marca influenciou o vestuário de elites, celebridades e eventos internacionais por décadas.
O estilista italiano anunciou sua aposentadoria em 2007 e realizou seu último desfile à frente do prêt-à-porter da marca em outubro do mesmo ano, que tive a oportunidade de aompanhar ao vivo, na época, em Paris. Em janeiro de 2008, durante a temporada de alta-costura, em Paris, todas as modelos desfilaram em vermelho — um encerramento simbólico da sua carreira e do seu legado na maison Valentino.